Efeito de um Programa de Histórias com Abordagem Sociocognitiva em Crianças de Educação Infantil

Autores

  • Jaqueline Pereira Dias UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO/SP
  • Edna Maria Marturano UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO/SP
  • Marisa Cosenza Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora - MG
  • Andressa Kutschenko UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO/SP

Palavras-chave:

Educação infantil, Cognição social, Intervenção psicológica

Resumo

Este estudo objetivou avaliar um programa para promoção de habilidades sociocognitivas, baseado na leitura de histórias, quanto a possíveis efeitos no desenvolvimento sociocognitivo e comportamental. O programa conta com 25 livros infantis, ricos em pistas sociais. Participaram duas turmas consecutivas da educação infantil, compondo dois grupos, GI e GII. Para aferir efeitos do programa, foram avaliadas habilidades sociocognitivas, habilidades sociais e problemas de comportamento. GI foi avaliado antes e depois de passar pelo programa. No ano seguinte, GII foi avaliado antes da intervenção duas vezes, com intervalo equivalente ao da duração do programa, e novamente depois da intervenção. Comparações entre e intra grupos mostraram aumento nas habilidades sociocognitivas e sociais, bem como redução de difculdades comportamentais, sugerindo efeitos positivos do programa.

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Publicado

2017-05-28

Como Citar

Dias, J. P., Marturano, E. M., Rodrigues, M. C., & Kutschenko, A. (2017). Efeito de um Programa de Histórias com Abordagem Sociocognitiva em Crianças de Educação Infantil. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(4). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17827

Edição

Seção

Estudos Empíricos