Recursos no Ambiente Familiar e Dificuldades de Aprendizagem na Escola

Autores

  • Edna Maria Marturano

Palavras-chave:

Desempenho escolar, Criança, Recursos ambientais, Envolvimento parental

Resumo

Recursos do ambiente familiar, que favorecem o desempenho escolar, incluem materiais educacionais e envolvimento
parental. Realizou-se um estudo com o objetivo de investigar esses recursos em uma amostra clínica de 100 crianças, encaminhadas por dificuldades na aprendizagem escolar. Os dados foram coletados durante entrevista com a mãe, por meio de um roteiro para sondagem de recursos e circunstâncias adversas. A criança era solicitado um texto a partir de um desenho. A análise estatística incluiu análise de regressão, correlação e comparação entre médias de subgrupos constituídos segundo idade, atraso escolar e desempenho na escrita. Os resultados indicaram que o nível de elaboração da escrita está positivamente associado à disponibilidade de livros e brinquedos, enquanto o atraso escolar está negativamente associado à organização das rotinas e à diversidade de atividades compartilhadas com os pais. Circunstâncias adversas têm associação positiva com atraso. Os resultados são discutidos quanto à sua aplicabilidade em programasse orientação psicopedagógica às famílias.

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Publicado

2012-09-18

Como Citar

Marturano, E. M. (2012). Recursos no Ambiente Familiar e Dificuldades de Aprendizagem na Escola. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 15(2). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17389

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