“Eu Posso Resolver Problemas” e Oficinas de Linguagem:

Intervenções para Queixa Escolar

Autores/as

  • Luciana Carla dos Santos Elias FFCLRP- Universidade de São Paulo
  • Edna Maria Marturano FMRP-USP

Palabras clave:

Habilidades sociais, Aprendizagem escolar, Comportamento

Resumen

Promover competência social em escolares contribui para atenuar problemas comportamentais e déficit acadêmico. O objetivo do estudo foi avaliar efeitos de duas intervenções em crianças com problemas de comportamento associados a dificuldades escolares. Participaram 44 crianças, entre sete e 11 anos, randomicamente designados para Oficinas de Linguagem (foco acadêmico) ou treino em Habilidades de Solução de Problemas Interpessoais - HSPI (ênfase na competência social), em clínica de psicologia. Avaliações de desempenho, comportamento e HSPI foram realizadas antes e após intervenção, bem como em seguimento. Ambas as modalidades promoveram melhoras mantidas no seguimento. A redução dos problemas comportamentais e a expansão das HSPI foram maiores na modalidade Solução de Problemas Interpessoais, sugerindo maior efetividade em relação ao programa com foco acadêmico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Achenbach, T. M., & Edelbrock, C. S. (1979). The child behavior profile: II. Boys aged 12-16 and girls aged 6-11 and 12-16. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 47, 223-233.

Angelini, A. L., Alves, I. C. B., Custódio, E. M., & Duarte, W. F. (1999). Manual matrizes progressivas coloridas: Escala especial de J. C. Raven, Dr. John Raven e Dr. J. H. Court. Padronização brasileira. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.

Borges, D. S. C., & Marturano, E. M. (2009). Aprendendo a gerenciar conflitos: Um programa de intervenção para a 1ª série do ensino fundamental. Paidéia (Ribeirão Preto), 19(42), 17-26.

Bornstein, M. H., Hahn, C.S., & Haynes, O. M. (2010). Social competence, externalizing, and internalizing behavioral adjustment from early childhood through early adolescence: Developmental cascades. Development and Psychopathology, 22, 717-735.

Burt, K. B., & Roisman, G. I. (2010). Competence and psychopathology: Cascade effects in the NICHD Study of Early Child Care and Youth Development. Development and Psychopathology, 22, 557-567.

Chen, X., Huang, X., Chang, L., Wang, L., & Li, D. (2010). Aggression, social competence, and academic achievement in Chinese children: A 5-year longitudinal study. Development and Psychopathology, 22, 583”“592.

Conduct Problems Prevention Research Group. (2010). The effects of a multiyear universal social”“emotional learning program: The role of student and school characteristics. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 78, 156-168.

D’Abreu, L. C. F., & Marturano, E. M. (2010). Associação entre comportamentos externalizantes e baixo desempenho escolar: uma revisão de estudos prospectivos e longitudinais. Estudos de Psicologia (Natal), 15, 43-51.

D’Abreu, L. C. F., & Marturano, E. M. (2011). Identificação de problemas de saúde mental associados à queixa escolar segundo o DAWBA. Psico, 42, 152-158.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2005). Psicologia das habilidades sociais na infância: Teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes.

Elias, L. C. S., & Marturano, E. M. (2005). Oficinas de linguagem: Modalidade de intervenção para crianças com baixo desempenho escolar e problemas sócio-emocionais associados. Estudos de Psicologia (Natal), 10, 53-61.

Elias, L. C. S., Marturano, E. M., & Motta-Oliveira, A. M. A. (2012). Eu posso resolver problemas: Um programa para o desenvolvimento de habilidades de solução de problemas interpessoais. Temas em Psicologia, 20, 521-535.

Elias, L. C. S., Marturano, E. M., Motta, A. M. A., & Giurlani, A. G. (2003). Treating boys with low school achievement and behavior problems: Comparison of two kinds of intervention. Psychological Reports, 92, 105-116.

Graminha, S. S. V. (1998). Recursos metodológicos para pesquisas sobre riscos e problemas emocionais e comportamentais na infância. In G. Romanelli & Z. M. M. Biasoli-Alves (Eds.), Diálogos metodológicos sobre práticas de pesquisa (pp. 71-85). Ribeirão Preto, SP: Legis Summa.

Hinshaw, S. P. (1992). Externalizing behavior problems and academic underachievement in chidhood and adolescence: causal relationships and underlying mechanisms. Psychological Bulletin, 111, 127-155.

Masten, A. S., & Coatsworth, J. D. (1998). The developmental of competence in favorable and unfavorable environments ”“ Lessons from research on successful children. American Psychologist, 53, 205-220.

Matthews, J. S., Kizzie, K. T., Rowley, S. J., & Cortina, K. (2010). African Americans and boys: Understanding the literacy gap, tracing academic trajectories, and evaluating the role of learning-related skills. Journal of Educational Psychology, 102, 757-771.

McCabe, P. C., & Altamura, M. (2011). Empirically valid strategies to improve social and emotional competence of preschool children. Psychology in the Schools, 48, 513-540.

Miner, J. L., & Clarke-Stewart, K. A. (2008). Trajectories of externalizing behavior from age 2 to age 9: Relations with gender, temperament, ethnicity, parenting, and rater. Developmental Psychology, 44, 771-786.

Moilanen, K. L., Shaw, D. S., & Maxwell, K. L. (2010). Developmental cascades: Externalizing, internalizing, and academic competence from middle childhood to early adolescence. Development and Psychopathology, 22, 635”“653.

Morgan, P. L., Farkas, G., & Wu, Q. (2009). Kindergarten predictors of recurring externalizing and internalizing psychopathology in the third and fifth grades. Journal of Emotional and Behavioral Disorders, 17, 67-79.

Rodrigues, M. C., Dias, J. P., & Freitas, M. F. R. L. (2010). Resolução de problemas interpessoais: promovendo o desenvolvimento sociocognitivo na escola. Psicologia em Estudo, 15, 831-839.

Romano, E., Babchishin, L., Pagani, L. S., & Kohen, D. (2010). School readiness and later achievement: Replication and extension using a Nationwide Canadian Survey. Developmental Psychology, 46, 995-1007.

Schoen-Ferreira, T. H., Silva, D. A., Farias, M. A., & Silvares, E. F. M. (2002). Perfil e principais queixas dos clientes encaminhados ao Centro de Atendimento e Apoio Psicológico ao Adolescente (CAAA) - UNIFESP/EPM. Psicologia em Estudo, 7, 73-82.

Shure, M. B. (2006). Eu posso resolver problemas: Educação infantil e ensino fundamental: Um programa de solução cognitiva para problemas interpessoais (E. M. Marturano, A. M. A. Motta, & L. C. S. Elias, Trads.). Petrópolis, RJ: Vozes.

Shure, M. B., & Spivack, G. (1982). Interpersonal problem ”“ solving in young children: A cognitive approach to prevention. American Journal of Community Psychology, 10, 341-356.

Schutz, L. E., Rivers, K. O., & Ratusnik, D. (2008). The role of external validity in evidence-based practice for rehabilitation. Rehabilitation Psychology, 53, 294-302.

Silver, R. B., Measelle, J. R., Armstrong, J. M., & Essex, M. J. (2010). The impact of parents, child care providers, teachers, and peers on early externalizing trajectories. Journal of School Psychology, 48, 555-583.

Silverman, W. K., & Hinshaw, S. P. (2008). The second special issue on evidence-based psychosocial treatments for children and adolescents: A 10-year update. Journal of Clinical Child & Adolescent Psychology, 37, 1-7.

Skinner, E. A., & Zimmer-Gembeck, M. J. (2007). The development of coping. Annual Review of Psychology, 58, 119-144.

Stein, L. M. (1994). TDE ”“ Teste de Desempenho Escolar: Manual para aplicação e interpretação. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.

Tinajero, C., & Páramo, M. F. (2012). The systems approach in developmental psychology: Fundamental concepts and principles. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 28, 457-465.

Van Lier, P. A. C., & Koot, H. M. (2010). Developmental cascades of peer relations and symptoms of externalizing and internalizing problems from kindergarten to fourth-grade elementary school. Development and Psychopathology, 22, 569-582.

Witvliet, M., Van Lier, P. A. C., Cuijpers, P., & Koot, H. M. (2009). Testing links between childhood positive peer relations and externalizing outcomes through a randomized controlled intervention study. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 77, 905-915.

Publicado

2014-04-15

Cómo citar

Elias, L. C. dos S., & Marturano, E. M. (2014). “Eu Posso Resolver Problemas” e Oficinas de Linguagem:: Intervenções para Queixa Escolar. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 30(1), 35–44. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17627