Recursos no Ambiente Familiar e Dificuldades de Aprendizagem na Escola

Auteurs-es

  • Edna Maria Marturano

Mots-clés :

Desempenho escolar, Criança, Recursos ambientais, Envolvimento parental

Résumé

Recursos do ambiente familiar, que favorecem o desempenho escolar, incluem materiais educacionais e envolvimento
parental. Realizou-se um estudo com o objetivo de investigar esses recursos em uma amostra clínica de 100 crianças, encaminhadas por dificuldades na aprendizagem escolar. Os dados foram coletados durante entrevista com a mãe, por meio de um roteiro para sondagem de recursos e circunstâncias adversas. A criança era solicitado um texto a partir de um desenho. A análise estatística incluiu análise de regressão, correlação e comparação entre médias de subgrupos constituídos segundo idade, atraso escolar e desempenho na escrita. Os resultados indicaram que o nível de elaboração da escrita está positivamente associado à disponibilidade de livros e brinquedos, enquanto o atraso escolar está negativamente associado à organização das rotinas e à diversidade de atividades compartilhadas com os pais. Circunstâncias adversas têm associação positiva com atraso. Os resultados são discutidos quanto à sua aplicabilidade em programasse orientação psicopedagógica às famílias.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Almeida, S.F.C., Rabelo, L.M., Cabral, V.S., Moura, E.R., Barreto,
M.S.F. & Barbosa, H. (1995). Concepções e práticas de psicólogos
escolares acerca das dificuldades de aprendizagem. Psicologia:
Teoria e Pesquisa, 11, 117-134.
Berden, G.F.M.G., Althaus,M. & Verhulst, F.C. (1990). Major life
events and changes in the behavioural functioning of children.
Journal ofChild Psychology and Psychiatry, 11, 949-959.
Bradley, R.H, Caldwell, B.M. & Rock, S.L. (1988). Home environment
and school performance: A ten-year follow-up and
examination of three models of environmental action. Child
Development, 59, 852-867.
Christensen, S.L. (1990). Differences in students' nome environments:
The need to work with families. School Psychology
Review, 19,505-511.
Dubois, D., Felner, R.D., Brand, S., Adan, AM. & Evans, E.G.
(1992). A prospective study of life stress, social support, and
adaptation in early adolescence. Child Development, 63, 542-
557.
Dubow, E.F. & Tisak, J. (1989). The relation between stressful life
events and adjustment in elementary school children: problemsolving
skills. Child Development, 60, 1412-1423.
Feldman, S.S. & Wentzel, K.R. (1990). Relations among family
interaction patterns, classroom self-restraint, and academic
achievement in preadolescent boys. Journal of Educational
Psychology, 82, 813-819.
Grolnick, W.S. & Ryan, R.M. (1992). Parental resources and the
developing child in school. Em M.E. Procidiano & C.B. Fisher
(Orgs.), Contemporary families: A handbook for school professionals
(pp. 275-291). New York, Teachers College Press.
Grolnick, W.S. & Slowiaczek, M.L. (1994). Parents' involvement
in children's schooling: a multidimensional conceptualization
and motivational model. Child Development, 65, 237-252.
Kellaghan, T., Sloane, K, Alvarez, B. & Bloom, B.S. (1993). The
home environment and school learning: Promoting parental
involvement in the education of children. San Francisco: Jossey-
Bass.
Luster, T. & McAdoo, H.P. (1994). Factors related to the achievement
and adjustment of young African American children. Child
Development, 65, 1080-1094.
Martini, M. (1995). Features of home environments associated with
children's school success. Early Child Development and Care,
111, 49-68.
Marturano, E.M. (1997). A criança, o insucesso escolar precoce e a
família: condições de resiliência e vulnerabilidade. Em E.M.
Marturano, S.R. Loureiro & AW. Zuardi (Orgs.), Estudos em
Saúde Mental -1997 (pp. 130-149). Ribeirão Preto: Comissão
de Pós-Graduação em Saúde Mental da FMRP/USR
Marturano, E.M., Linhares, M.B.M., Loureiro, S.R. & Machado,
V.L. (1997). Crianças referidas para atendimento psicológico
em virtude de baixo rendimento escolar: comparação com alunos não referidos. Revista lnteramericana de Psicologia, 31,
223-241.
Marturano, E.M., Magna, J.M. & Murtha, P.C. (1993). Procura de
atendimento psicológico para crianças com dificuldades escolares:
um perfil da clientela. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 9,
207-226.
Marturano, E.M., Santos, L.C., Dela Coleta, I.S. & Matos, E.F.
(1997). Recursos no ambiente familiar de crianças com dificuldades
escolares [Resumo]. Em Programa de Pós-Graduação
em Saúde Mental da FMRP/USP (Org.), 5o Ciclo de Estudos
em Saúde Mental - Resumos (p. 15). Ribeirão Preto: FMRP/
USP.
Marturano, E.M., Alves, M.C.V. & Santa Maria, M.R. (1998). Recursos
no ambiente familiar e desempenho na escola. Em A.W.
Zuardi, E.M. Marturano, M.A.C. Figueiredo & S.R. Loureiro
(Orgs.), Estudos em Saúde Mental - 1998 (pp. 48-77). Ribeirão
Preto: FMRP/USP.
Masten, A.S., Garmezy, N., Tellegen, A., Pellegrini, D.S., Larkin,
K. & Larsen, A. (1988). Competence and stress in school children:
moderating effects of individual and family qualities.
Journal of Child Psychology and Psychiatry, 29, 745-764.
Rende, R.D. & Plomin, R. (1991). Child and parent perceptions of
the upsettingness of major life events. Journal of Child Psychology
and Psychiatry, 32,627-633.
Rutter, M. (1987). Psychosocial resilience and protective mechanisms.
American Journal of Orthopsychiatry, 57, 316-331.
Santos, L.C. (1999). Crianças com dificuldade de aprendizagem:
estudo de seguimento Dissertação de Mestrado, Universidade
de São Paulo, Ribeirão Preto.
Silvares, E.F.M. (1993). O papel preventivo das clínicas-escola de
psicologia em seu atendimento a crianças. Temas em Psicologia,
2, 87-97.
Stevenson, D.J. & Baker, D.P. (1987). The family-school relation
and the child's school performance. Child Developement, 58,
1348-1357.

Téléchargements

Publié-e

2012-09-18

Comment citer

Marturano, E. M. (2012). Recursos no Ambiente Familiar e Dificuldades de Aprendizagem na Escola. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 15(2). Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17389

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s