“Eu Posso Resolver Problemas” e Oficinas de Linguagem:

Intervenções para Queixa Escolar

Autores

  • Luciana Carla dos Santos Elias FFCLRP- Universidade de São Paulo
  • Edna Maria Marturano FMRP-USP

Palavras-chave:

Habilidades sociais, Aprendizagem escolar, Comportamento

Resumo

Promover competência social em escolares contribui para atenuar problemas comportamentais e déficit acadêmico. O objetivo do estudo foi avaliar efeitos de duas intervenções em crianças com problemas de comportamento associados a dificuldades escolares. Participaram 44 crianças, entre sete e 11 anos, randomicamente designados para Oficinas de Linguagem (foco acadêmico) ou treino em Habilidades de Solução de Problemas Interpessoais - HSPI (ênfase na competência social), em clínica de psicologia. Avaliações de desempenho, comportamento e HSPI foram realizadas antes e após intervenção, bem como em seguimento. Ambas as modalidades promoveram melhoras mantidas no seguimento. A redução dos problemas comportamentais e a expansão das HSPI foram maiores na modalidade Solução de Problemas Interpessoais, sugerindo maior efetividade em relação ao programa com foco acadêmico.

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Publicado

2014-04-15

Como Citar

Elias, L. C. dos S., & Marturano, E. M. (2014). “Eu Posso Resolver Problemas” e Oficinas de Linguagem:: Intervenções para Queixa Escolar. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 30(1), 35–44. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17627