Validação do Questionário de Avaliação de Habilidades Sociais, Comportamentos, Contextos para Universitários

Autores/as

  • Alessandra Turini Bolsoni-Silva
  • Sonia Regina Loureiro

Palabras clave:

avaliação psicológica, Habilidades sociais, Saúde mental, Estudantes universitários, Medidas

Resumen

Verifica-se uma carência de instrumentos que avaliem habilidades sociais na interface com a saúde mental de universitários. Objetiva-se testar as propriedades psicométricas de validade e fidedignidade do Questionário de Avaliação de Habilidades Sociais, Comportamentos e Contextos para Universitários- QHC-Universitários. Procedeu-se a avaliação, em situação coletiva, de 609 estudantes universitários de diferentes cursos por meio dos: QHC-Universitários, IHS-Del Prette, BDI, Mini-SPIN e SCID-IV. As propriedades psicométricas foram aferidas por meio de procedimentos estatísticos, com resultados satisfatórios quanto a consistência interna e de validades de construto, discriminante e concorrente. A análise fatorial isolou três fatores para a Parte 1 (Comunicação e Afeto, Enfrentamento, Falar em Público) e dois fatores para a Parte 2 (Potencialidades, Dificuldades), fornecendo escores de problemas e de habilidades.

Palavras-chave: Habilidades sociais; saúde mental; universidade; validação de instrumento.

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Publicado

2017-02-02

Cómo citar

Bolsoni-Silva, A. T., & Loureiro, S. R. (2017). Validação do Questionário de Avaliação de Habilidades Sociais, Comportamentos, Contextos para Universitários. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(2). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17973

Número

Sección

Estudos Empíricos