O Impacto das Habilidades Sociais para a Depressão em Estudantes Universitários
Palavras-chave:
Saúde mental, Psicologia clínica, Psicologia do desenvolvimento, Habilidades sociais, Universitários, Saúde mentalDepressão, PrevençãoResumo
A depressão é prevalente em universitários, embora se verifque escassez de estudos sobre habilidades sociais associadas à depressão. Objetivou-se comparar as habilidades sociais e as percepções de consequências nas interações de universitários com depressão (n=64) em relação a um grupo não clínico (n=64); e verifcar o valor preditivo das habilidades sociais. Habilidades sociais e saúde mental foram mensuradas por instrumentos aferidos. Constatou-se diferenças signifcativas em comunicação, afeto, expressar sentimentos negativos, lidar com críticas e falar em público. O grupo com depressão relatou mais consequências e sentimentos negativos nas interações sociais. Na análise de regressão identifcou-se que um repertório deficitário de habilidades sociais foi preditor de depressão, o que sugere a relevância de programas de prevenção e intervenção para essa população.
Downloads
Referências
American Psychiatric Association. (2014). Diagnostic and
statistical manual of mental disorders, fifth edition (DSM-V).
Porto Alegre: Artmed Editora.
Andrade, L.H., Wang, Y. P., Andreoni, S., Silveira, C. M.,
Alexandrino-Silva, C., Siu, E. R., ... Viana, M. C. (2012).
Mental disorders in megacities: findings from the São Paulo
megacity mental health survey, Brazil. Plos-One, 7(2), 1-7.
doi: 10.1371/journal.pone.0031879
Aradilla-Herrero, A., Tomás-Sábado, J., & Gómez-Benito, J. (2014).
Associations between emotional intelligence, depression and
suicide risk in nursing students. Nurse Education Today, 34(4),
-525.
Biasoto, F. F. (2013). Habilidades sociais e sofrimento psicológico.
Arquivos Brasileiros de Psicologia, 65(1), 38-50. Retrieved
from http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&
pid=S1809-52672013000100004
Bolsoni-Silva, A. T. & Carrara, K. (2010). Habilidades
sociais e análise do comportamento: Compatibilidades e
dissensões conceitual-metodológicas. Psicologia em Revista
(Online), 16(2), 330-350. http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-
2010v16n2p330.
Bolsoni-Silva, A. T., & Guerra, B. T. (2014). O impacto da
depressão para as interações sociais de universitários. Estudos
e Pesquisas em Psicologia, 14(2), 429-452. Retrieved from
http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/
view/12649/9823
Bolsoni-Silva, A. T., & Loureiro, S. R. (2015). Anxiety and
depression in brazilian undergraduate students: the role
of sociodemographic variables, undergraduate course
characteristics and social skills. British Journal of Applied
Science & Technology, 5(3), 297-307. doi: 10.9734/
BJAST/2015/13004.
Costa, E. F. de O., Santana, Y.S., Santos, A.T.R. de A., Martins,
A.N.; Melo, E.V. de, & Andrade, T. M. (2012). Sintomas
depressivos entre internos de medicina em uma universidade
pública brasileira. Revista da Associação Médica Brasileira,
(1), 53-
Cunha, J. A. (2001). Manual da versão em português das Escalas
Beck. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2001). Inventário de
habilidades sociais (IHS- Del Prette): Manual de aplicação,
apuração e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2013). Social Skills Inventory
(SSI-Del-Prette): Characteristics and studies in Brazil. In F.
L. Osório (Org.), Social anxiety disorders: From theory to
practice (pp. 49-62). Nova Iorque: Nova Science Publishers.
Del-Ben, C. M., Vilela, J. A. A., Crippa, J. A. S., Hallak, J. E.
C., Labate, C. M., & Zuardi, A. W. (2001). Confiabilidade
da “Entrevista Clínica Estruturada para o DSM-IV - Versão
Clínica” traduzida para o português. Revista Brasileira de
Psiquiatria, 23(3), 156-159. doi: http://dx.doi.org/10.1590/
S1516-44462001000300008.
Dozois, J. A., & Dobson, K. S. (2004). The prevention of anxiety
and depression. Theory, research and practice. Washington,
DC: American Psychological Association.
Edmondson, C. B., Conger, J. C., & Conger, A. J. (2007). Social
skills in college students with high trait anger. Journal of Social
and Clinical Psychology, 26(5), 575-594. doi: http://dx.doi.
org/10.1521/jscp.2007.26.5.575.
Evraire, L. E., & Dozois, D. J. A. (2011). An integrative model of
excessive reassurance seeking and negative feedback seeking
in the development and maintenance of depression. Clinical
Psychology Review, 31(8), 1291-1303. doi: http://dx.doi.
org/10.1016/j.cpr.2011.07.014.
Fang, D., Young, C., Golshan, S., Fellows, I., Moutier, C., & Zisook,
S. (2010). Depression in Premedical Undergraduates: a Cross-
Sectional Survey. Primary Care Companion Journal of Clinical
Psychiatry, 12(6), e1-e6. doi: http://dx.doi.org/10.4088/
PCC.10m00958blu.
Fitts, S. D., Sebby, R. A., & Zlokovich, M. S. (2009). Humor styles
as mediators of the shyness-loneliness relationship. North
American Journal of Psychology, 11(2), 257-272. Retrieved
from http://www.freepatentsonline.com/article/North-
American-Journal-Psychology/200919506.html
Johansson, R., Carlbring, P., Heedman, Ã…., Paxling B., & Andersson.
G. (2013). Depression, anxiety and their comorbidity in the
Swedish general population: Point prevalence and the effect on
health-related quality of life. Peer Review-Reviewed & Open
Access, 1, e98. doi: 10.7717/peerj.98
Libet, J. M., & Lewinsohn, P. M. (1973). Concept of social skill
with special reference to the behavior of depressed persons.
Journal of Consulting and Clinical Psychology, 40(2),
-312. Retrieved from http://www.ncbi.nlm.nih.gov/
pubmed/21983267
Marroquín, B. (2011). Interpersonal emotion regulation as
a mechanism of social support in depression. Clinical
Psychology Review, 31(8), 1276-1290. doi: http://dx.doi.
org/10.1016/j.cpr.2011.09.005.
Morrison-Valfre, M. (2009). Foundations of mental health care.
Oregon: Mosby Elsevier.
Neves, M. C. C., & Dalgalarrondo, P. (2007). Transtornos mentais
auto-referidos em estudantes universitários. Jornal Brasileiro
de Psiquiatria, 56(4), 237-244. http://dx.doi.org/10.1590/
S0047-20852007000400001.
Newby, J.M., Mackenzie, A., Williams, A. D.; McIntyre, K.; S.
Watts, S.; Wong, N., & Andrews, G. (2013). Internet cognitive
behavioural therapy for mixed anxiety and depression: a
randomized controlled trial and evidence of effectiveness
in primary care. Psychological Medicine, 43, 2635”“2648.
doi:10.1017/S0033291713000111
Osada, J., Rojas, M., Rosales, C., & Veja-Dienstmaier, J. M. (2010).
Sintomatología ansiosa y depresiva em studiantes de medicina.
Revista de Neuropsiquiatria, 77(1), 15-19. doi: 10.20453/rnp.
v73i1.1651.
Razzouk, D., Alvarez, C. E., & Mari, J. J. (2009). O impacto
econômico e o custo social da depressão. In A. L. T. Lacerda,
L. C. Quarantini, J. A. Del Porto, & A. M. A. Miranda-Scippa
(Eds.), Depressão: Do neurônio ao funcionamento social (pp.
-98). Porto Alegre: Artmed.
Richards, D. (2011). Prevalence and clinical course of depression:
A review. Clinical Psychology Review, 31(7), 1117-1125. doi:
http://dx.doi.org/10.1016/j.cpr.2011.07.004.
Segrin, C. (2000). Social skills deficits associated with depression.
Clinical Psychology Review, 20(3), 379-403. doi: http://dx.doi.
org/10.1016/S0272-7358(98)00104-4.
Shamsuddin, K., Fadzil, F., Ismail, W. S. W., Shamsul, S. A., Omar,
K., Noor Jaffar, N. A. M. A., ... Raynuha, M. (2013). Correlates
of depression, anxiety and stress among Malaysian university
students. Asian Journal of Psychiatry, 6(4), 318”“323. doi:
1016/j.ajp.2013.01.014.
Starr, L. R., Hammen, C.; Connolly, N. P., & Brennan, P. A. (2014).
Does relational dysfunction mediate the association between
anxiety disorders and later depression? Testing an interpersonal
model of comorbidity. Depression and Anxiety, 31, 77”“86. doi:
1002/da.22172.