Efeito de um Programa de Histórias com Abordagem Sociocognitiva em Crianças de Educação Infantil

Autores/as

  • Jaqueline Pereira Dias UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO/SP
  • Edna Maria Marturano UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO/SP
  • Marisa Cosenza Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora - MG
  • Andressa Kutschenko UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO/SP

Palabras clave:

Educação infantil, Cognição social, Intervenção psicológica

Resumen

Este estudo objetivou avaliar um programa para promoção de habilidades sociocognitivas, baseado na leitura de histórias, quanto a possíveis efeitos no desenvolvimento sociocognitivo e comportamental. O programa conta com 25 livros infantis, ricos em pistas sociais. Participaram duas turmas consecutivas da educação infantil, compondo dois grupos, GI e GII. Para aferir efeitos do programa, foram avaliadas habilidades sociocognitivas, habilidades sociais e problemas de comportamento. GI foi avaliado antes e depois de passar pelo programa. No ano seguinte, GII foi avaliado antes da intervenção duas vezes, com intervalo equivalente ao da duração do programa, e novamente depois da intervenção. Comparações entre e intra grupos mostraram aumento nas habilidades sociocognitivas e sociais, bem como redução de difculdades comportamentais, sugerindo efeitos positivos do programa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Achenbach, T. M., & Edelbrock, C. S. (1979). The child behavior

profile: II. Boys aged 12-16 and girls aged 6-11 and 12-16.

Journal of Consulting and Clinical Psychology, 47(2), 223-233.

Berlin, L. J., Dunning, R. D., & Dodge, K. A. (2011). Enhancing the

transition to kindergarten: A randomized trial to test the efficacy

of the “Stars” summer kindergarten orientation program. Early

Childhood Research Quarterly, 26, 247”“254.

Bolsoni-Silva, A. T., Marturano, E. M., & Loureiro, S. R. (2009a).

Construction and Validation of the Brazilian Questionário

de Respostas Socialmente Habilidosas Segundo Relato de

Professores (QRSH-RP). The Spanish Journal of Psychology,

(1), 349-359.

Bolsoni-Silva, A. T., Marturano, E. M., & Freiria, R. L. B. (2009b).

Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades

sociais em crianças: Um estudo longitudinal. Psicologia:

Reflexão e Crítica, 23(3), 506-515.

Borges, D. S. C., & Marturano, E. M. (2009). Aprendendo a

gerenciar conflitos: Um programa de intervenção para a 1ª série

do ensino fundamental. Paidéia, 19(42), 17-26.

Bornstein, M. H., Hahn, C. S., & Haynes, O. M. (2010). Social

competence, externalizing, and internalizing behavioral

adjustment from early childhood through early adolescence:

Developmental cascades. Development and Psychopathology,

(4), 717-735.

Brownell, C., Belsky, J., Booth-LaForce, C., Bradley, R., Campbell,

S. B, Clarke-Stewart, K. A., & Cox, M. (2008). Social

competence with peers in third grade: Associations with

earlier peer experiences in childcare. Social Development,

, 419-453.

Burt, K. B., & Roisman, G. I. (2010). Competence and

psychopathology: Cascade effects in the NICHD Study of

Early Child Care and Youth Development. Development and

Psychopathology, 22, 557”“567.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2005). Psicologia das

habilidades sociais na infância: Teoria e prática. Petrópolis,

SP: Vozes.

Dias, J. P. (2012). Literatura e desenvolvimento sociocognitivo:

Avaliação e implementação de um programa na educação

infantil (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Filosofia

Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São

Paulo, São Paulo.

Dodge, K. A. (1986). A social information processing model

of social competence in children. In M. Perlmutter (Org.),

Minnesota symposium in child psychology. Cognitive

perspectives in children’s social and behavioral development

(pp.77-125). Hillsdale, New Jersey: Erlbaum.

Dodge, K. A., & Crick, N. R. (1994). A review and reformulation of

social information-processing mechanisms in children’s social

adjustment. Psychological Bulletin, 115(1), 74-101.

Fenning, R. M., Bake, B. L., & Juvonen, J. (2011). Emotion

discourse, social cognition, and social skills in children with

and without developmental delays. Child Development, 82(2),

”“731.

Fleitlich, B., Cortázar, P. G., & Goodman, R. (2000). Questionário

de Capacidades e Dificuldades (SDQ). Infanto ”“ Revista de

Neuropsiquiatria da Infância e Adolescência, 8, 44 ”“50.

Fraser, M. W., Galinsky, M. J., Smokowski, P. R., Day, S. H., Terzian,

M. A., Rose, R. A., & Guo, S. (2005). Social informationprocessing

skills training to promote social competence and

prevent aggressive behavior in the third grade. Journal of

Consulting and Clinical Psychology, 73(6), 1045”“1055.

Furnari, E. (2004). Anjinho. São Paulo: Ática.

Goodman, R (1997). The Strengths and Difficulties Questionnaire:

A research note. Journal of Child Psychology and Psychiatry,

, 581-586.

Helmsen, J., Koglin, U., & Petermann, F. (2012). Emotion regulation

and aggressive behavior in preschoolers: The mediating role

of social information processing. Child Psychiatry & Human

Development, 43, 87”“101.

Kalyva, E., & Agaliotis, I. (2009). Can social stories enhance the

interpersonal conflict resolution skills of children with LD?

Research in Developmental Disabilities, 30, 192”“202.

Lansford, J. E. , Malone, P. S., Dodge, K. A., Crozier, J. C.,

Pettit, G. S., & Bates, J. E. (2006). A 12-Year prospective

study of patterns of social information processing problems

and externalizing behaviors. Journal of Abnormal Child

Psychology, 34, 715-724.

Mayeux, L., & Cillessen, A. H. (2003). Development of social

problem solving in early childhood: Stability, change, and

associations with social competence. Journal of Genetic

Psychology, 164, 153-173.

Rodrigues, M. C., & Ribeiro, N. N. (2011). Avaliação da empatia

em crianças participantes e não participantes de um programa

para desenvolvimento sociocognitivo. Psicologia: Teoria e

Prática, 13(2), 114-126.

Rodrigues, M. C. (2008). Leitura de histórias e sua importância no

desenvolvimento infantil. In A. J. G. Barbosa, L. M. Lourenço

& M. M. P. E. Mota (Orgs.), Desenvolvimento psicossocial:

Temas em educação e saúde (pp. 19-31). Campinas: Alínea.

Rodrigues, M. C. (2014). Leitura mediada com enfoque

sociocognitivo: Subsídios teórico-práticos. In A. Roazzi

& T. Sperb (Orgs.), O desenvolvimento de competências

sociocognitivas: Novas perspectivas (pp. 63-93). São Paulo:

Vetor Editora.

Rodrigues, M. C., Oliveira, P. A., Rubac, J. S., & Tavares, A. L.

(2007). Literatura infantil, teoria da mente e processamento

de informação social. Psicologia Escolar Educacional, 11(1),

-88.

Rodrigues, M. C., Dias, J. P., & Freitas, M. R. L. (2010). Resolução

de problemas interpessoais: Promovendo o desenvolvimento

sociocognitivo na escola. Psicologia em Estudo, 15(4), 831-

Rohrer, D., Taylor, K., & Sholar, B. (2010). Tests enhance the

transfer of learning. Journal of Experimental Psychology:

Learning, Memory, and Cognition, 36(1), 233”“239.

Schall, R. (1991). Estimation in generalized linear models with

random effects. Biometrika, 78(4), 719-727.

Silver, R. B., Measelle, J. R., Armstrong, J. M., & Essex, M. J.

(2010). The impact of parents, child care providers, teachers,

and peers on early externalizing trajectories. Journal of School

Psychology, 48(6), 555-583.

Teglasi, H., & Rothman, L. (2001). Stories: A classroom-based

program to reduce aggressive behavior. Journal of School

Psychology, 39(1), 71-94.

Thomas, R.E., Bierman, K.L., & Powers, C.J. (2011). The influence

of classroom aggression and classroom climate on the early

development of aggressive-disruptive behavior problems in

school. Child Development, 82, 751-757.

Vasconcellos, S. J. L., Picon, P., Prochnow, L. P., & Gauer, G.

J. C. (2006). O processamento das informações sociais em

crianças e adolescentes agressivos. Estudos de Psicologia,

(3), 275-279.

Yamaguchi, M., Kuhlmeier, V. A., Wynn, K., & van Marle,

K. (2009). Continuity in social cognition from infancy to

childhood. Developmental Science, 12(5), 746”“752

Publicado

2017-05-28

Cómo citar

Dias, J. P., Marturano, E. M., Rodrigues, M. C., & Kutschenko, A. (2017). Efeito de um Programa de Histórias com Abordagem Sociocognitiva em Crianças de Educação Infantil. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(4). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17827

Número

Sección

Estudos Empíricos