Exploração das Relações entre Teoria da Mente e Linguagem em Alunos de Escolas Públicas

Autores

  • Renata de Lourdes Miguel da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marisa Cosenza Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e3434

Palavras-chave:

Teoria da mente, Linguagem, Ensino fundamental

Resumo

A pesquisa avaliou e também explorou algumas das possíveis relações entre a teoria da mente e a linguagem. Participaram deste estudo 85 alunos do primeiro ano do ensino fundamental de duas escolas públicas mineiras com média de idade de 6,8 anos (DP= 3,0). Utilizou-se uma escala de tarefas de teoria da mente e um livro com narrativa por imagem. Os resultados mostraram uma associação positiva entre a teoria da mente e linguagem, que mesmo sendo discreta, é um achado convergente com pesquisas anteriores. Além disso, possíveis variáveis que podem motivar diferenças no desenvolvimento sociocognitivo infantil foram discutidas.

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Biografia do Autor

Renata de Lourdes Miguel da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestra em Psiologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora

Marisa Cosenza Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004). Professor adjunto 3 da Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Publicado

2019-02-19

Como Citar

Silva, R. de L. M. da, & Rodrigues, M. C. (2019). Exploração das Relações entre Teoria da Mente e Linguagem em Alunos de Escolas Públicas. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 34. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3434

Edição

Seção

Estudos Empíricos

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