Avaliação Cognitiva Infantil nos periódicos científicos brasileiros
Palavras-chave:
Avaliação Psicológica, Avaliação psicológica, Cognição, Produção cientificaResumo
O presente estudo investigou a produção científica voltada à avaliação cognitiva infantil entre 2002 e 2012. Foram analisados 67 artigos de 25 periódicos científicos. Os resultados evidenciaram que os anos mais profícuos foram 2007 e 2008. Pesquisas provindas da região Sudeste, desenvolvidas por mulheres, em coautoria e relatos de pesquisa foram os trabalhos mais frequentes, assim como os estudos com objetivo de diagnóstico-intervenção. Verificou-se, ainda, que a avaliação cognitiva infantil foi predominantemente realizada no contexto escolar e que Desenho da Figura Humana ”“ DFH; Matrizes Progressivas de Raven e WISC ”“ III foram os instrumentos mais utilizados. Dada à relevância da avaliação cognitiva infantil, ressalta-se a necessidade de outras investigações, principalmente no que diz respeito à qualidade dos instrumentos empregados.
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