Criatividade, Motivação para Aprender, Ambiente Familiar e Superdotação

Um Estudo Comparativo

Autores

  • Denise de Souza Fleith Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Criatividade, Motivação para aprender, Superdotação, Família

Resumo

Este estudo comparou alunos superdotados e não superdotados em relação à percepção do clima de sala de aula para criatividade, do ambiente familiar e motivação para aprender. Participaram 107 alunos de 4a série do Ensino Fundamental. Entre eles, 41 frequentavam um programa de atendimento ao aluno superdotado. Três instrumentos foram empregados: Escala sobre Clima para a Criatividade em Sala de Aula, Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Fundamental e Escalas de Qualidade de Interação Familiar. Diferenças entre os alunos superdotados e não superdotados foram observadas no que diz respeito à percepção do clima de sala de aula e à motivação para aprender. Ambos os grupos avaliaram satisfatoriamente o ambiente familiar.

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Biografia do Autor

Denise de Souza Fleith, Universidade de Brasília

Professora associada do Departamento de Psicologia Escolar e Educacional do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília e pesquisadora do CNPq.

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Publicado

2017-05-23

Como Citar

Fleith, D. de S. (2017). Criatividade, Motivação para Aprender, Ambiente Familiar e Superdotação: Um Estudo Comparativo. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(5). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/19387

Edição

Seção

Estudos Empíricos