Uso da Tecnologia na Prática Pedagógica: Influência na Criatividade e Motivação de Alunos do Ensino Fundamental

Autores

  • Clarissa Nogueira Borges Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Denise de Souza Fleith Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Criatividade, Aprendizagem, Motivação, Tecnologias da informação e comunicação, Ensino fundamental.

Resumo

Este estudo comparou alunos de escolas que usam tecnologias de informação e comunicação nas práticas
pedagógicas e de instituições que não fazem uso desses recursos. Participaram 76 alunos do 5º ano do ensino fundamental, os quais responderam a três instrumentos sobre criatividade, clima de sala de aula para criatividade e motivação para aprender. Os resultados indicaram médias mais altas em criatividade figural e motivação extrínseca entre alunos cujos professores utilizavam tecnologia. Os alunos das escolas sem uso da tecnologia relataram maior interesse pela aprendizagem. Este estudo contribuiu para desmistificar a ideia de que a utilização de tecnologias na prática docente é uma condição essencial para o desenvolvimento da criatividade e da motivação do aluno

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Biografia do Autor

Clarissa Nogueira Borges, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Psicóloga da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e mestranda do Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.

Denise de Souza Fleith, Universidade de Brasília

Professora associada do Departamento de Psicologia Escolar e Educacional do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília e pesquisadora do CNPq.

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Publicado

2019-02-19

Como Citar

Borges, C. N., & Fleith, D. de S. (2019). Uso da Tecnologia na Prática Pedagógica: Influência na Criatividade e Motivação de Alunos do Ensino Fundamental. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 34. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/23026

Edição

Seção

Estudos Empíricos