Medidas de criatividade

Autores

  • Denise de Souza Fleith Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Criatividade, Medidas de criatividade, Definição de criatividade, Validade e fidedignidade das medidas de criatividade

Resumo

Os pesquisadores da área de criatividade têm sido frequentemente acusados de não saberem o que estão investigando. Uma das razões para tal diz respeito ao fato de que existem inúmeras definições sobre criatividade, em função de ser esse constructo extremamente complexo e difuso. Em decorrência dessa complexidade, outros problemas significativos surgem, tais como a questão da medida, sua validade e fidedignidade. O presente estudo aborda as dificuldades encontradas pelos pesquisadores da área de criatividade na definição e mensuração desse constructo, bem como discute as medidas de criatividade mais utilizadas e seus problemas de validação e fidedignidade.

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Publicado

2012-08-29

Como Citar

Fleith, D. de S. (2012). Medidas de criatividade. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 8(3), 319–326. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17143