Desafios na aprendizagem proporcionado pelo sistema remoto no atual cenário de isolamento social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5943502

Palavras-chave:

Aprendizagem, Brasil, Brasília, COVID-19, Sistema remoto

Resumo

O sistema remoto associado com o processo de aprendizagem está sendo um grande desafio nos sistemas educacionais no Brasil e no mundo, e assim, diante desta realidade atual, nosso estudo se baseou em discutir a aprendizagem no ensino remoto dos estudantes de uma faculdade de saúde do Distrito Federal, durante o isolamento social. A pesquisa teve um caráter exploratório e descritivo, os participantes responderam um questionário com questões abertas e fechadas acerca de situações sociodemográficas que descrevem os seus sentimentos a certa das dificuldades encontradas no sistema remoto. Participaram da pesquisa 40 estudantes sendo a maioria do sexo feminino (84%) e grande parte sentem-se confortáveis em estudar em casa (80%), além de estarem parcialmente satisfeitos com o estudo remoto (50%). Foram encontradas dificuldades enfrentadas diariamente na jornada educativa, como o excesso de atividades/trabalhos. Ademais, as frustrações e aumento da ansiedade estão prejudicando a aprendizagem dos estudantes submetidos ao estudo de maneira remota.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Augusto Martins Paiva, Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília.

Graduando em Enfermagem pela Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília (FCE/UnB). Bolsista pelo Programa de Iniciação Científica da Universidade de Brasília/UnB. Membro da Liga de Farmacologia aplicada a Enfermagem (LAFAE). Integra o Grupo de Pesquisa em Tecnologia do Cuidado (GPTEC), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq pela FCE/UnB.

Shaylla Christina de Freitas Nóbrega, Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília.

Estudante de Enfermagem desde 2018 pela Universidade de Brasília- FCE. Atualmente monitora da disciplina Saúde e Sociedade 2: A construção social do processo saúde e doença. Trabalho como atriz na Companhia Lábios da Lua que está envolvida em vários projetos sociais, inclusive o Grooveonline Prevenção que é realizado através da associação CRECE-DF, com apoio da FUNARTE, Ministério do Turismo e Governo Federal e busca a prevenção de abuso de drogas e violência nas escolas do Distrito Federal.

Alessandra Lisboa da Silva, Universidade de Brasília

Doutora em Educação/UnB (Educação em Ciências e Matemática - Educação Matemática e Criatividade). Mestra em Educação PPGE/UnB (Educação Comunicação e Tecnologias). Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas ARTEDUCA/UnB. Bacharel em Administração, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia. Coordenadora Central da Diretoria de Serviços e Projetos Especiais de Ensino (DISPRE/SUBEB/SEEDF). É líder de grupo de estudos "Projeto Matemática Todo Dia: estudos e pesquisas educacionais". Professora, supervisora, orientadora e tutora da Universidade Aberta do Brasil/UAB/UnB (desde 2006). Professoora/Mediadora/Supervisora de Cursos do Sistema Socioeducativo SINASE/ENS/UnB (desde 2010). Professora do curso de Especialização em Garantia de Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente/ENS/Endica/FE/UnB. Professora Formadora de Tutores - Centro de Educação a Distância da UnB - CEAD. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Educação e Promoção em Saúde, da linha Trabalho-Educação, juventude(s) e Tecnologias da Informação e Comunicação (NESPROM/UnB). Pesquisadora Grupo de Pesquisas e Investigações em Educação Matemática (Grupo Pi/UnB). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Profissão Docente: Formação, Saberes e Práticas (GEPPESP/UnB). Professora do Centro Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM/NESPROM/UnB). 

Referências

ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas - Educação, [s. l.], v. 8, n. 3, p. 348–365, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID7261_29092020134723.pdf>

AMARAL, Eliana; POLYDORO, Soely. Os desafios da mudança para o ensino remoto emergencial na graduação na Unicamp–Brasil. Linha Mestra, n. 41a, p. 52-62, 2020.

APPENZELLER, Simone et al. Novos tempos, novos desafios: estratégias para equidade de acesso ao ensino remoto emergencial. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, 2020.

BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; DE MELLO TREVISANI, Fernando. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Penso Editora, 2015.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Traduzido por Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Tic domicílios: Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros. São Paulo.

DIAS, Érika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A Educação e a Covid-19. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [s. l.], v. 28, n. 108, p. 545-554, 2020. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362020000300545&tlng=pt>

HODGES, Charles et al. As diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da escola, professor, educação e tecnologia, v. 2, 2020.

RODRIGUES, Maria Socorro Pereira; LEOPARDI, Maria Tereza. O método de análise de conteúdo: uma versão para enfermeiros. Fortaleza: Fundação cearense de pesquisa e cultura, v. 118, 1999.

SILVA, Francisco Theogenes Macêdo et al. Adaptações e repercussões nas vivências em escola de ensino híbrido durante a pandemia por Sars-CoV-2. Revista Brasileira de Educação Médica, [s. l.], v. 45, n. 2, p. 8–12, 2021. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000200401&tlng=pt>

SILVEIRA, Ana Paula; PICCIRILLI, Giovanna Maria Recco; OLIVEIRA, Maria Eduarda De. Os desafios da educação à distância e o ensino remoto emergencial em meio a pandemia da covid-19. Revista Eletrônica da Educação, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 114–127, 2020. Disponível em: <http://revista.fundacaojau.edu.br:8078/journal/index.php/revista_educacao/article/view/224>

Downloads

Publicado

2022-02-24

Como Citar

Paiva, A. A. M., Nóbrega, S. C. de F., & Silva, A. L. da. (2022). Desafios na aprendizagem proporcionado pelo sistema remoto no atual cenário de isolamento social. Revista Do CEAM, 7(1), 110–118. https://doi.org/10.5281/zenodo.5943502

Edição

Seção

Pesquisa original