A importância do ensino das funções executivas

interdisciplinaridade na formação de alunos com deficiência intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.4536047

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual, Ensino, Função executiva, Habilidades cognitivas

Resumo

As funções executivas constituem um conjunto de habilidades cognitivas que permitem a regulação de nossos pensamentos, emoções e ações. Essas habilidades estão envolvidas em uma diversidade de condições necessárias para o desenvolvimento funcional de alunos com deficiência intelectual. Objetivo: Oferecer perspectivas atuais sobre o ensino de funções executivas e a intervenção escolar no âmbito da deficiência intelectual. Método: Revisão integrativa de literatura. Resultados: Verificou-se que a deficiência intelectual possui um grau de comprometimento do funcionamento executivo levando tanto pesquisadores como profissionais da educação a desenvolver estratégias para o ensino de habilidades cognitivas visando a valorização do papel social, da participação e da responsabilização social deste público a fim de capacitá-los a fazer suas escolhas de vida os tornando capazes de exercer sua inclusão social e cidadania. Conclusão: Este conhecimento tem implicações à prática e à pesquisa educacional e pode ser útil a profissionais que atuam com alunos com deficiência intelectual, contribuindo para um maior conhecimento acerca das funções executivas e suas implicações.

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Biografia do Autor

André Ribeiro da Silva, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Universidade de Brasília

Doutor e Mestre em Ciências da Saúde, Especialista em Atividade Física para Grupo Especial e Gestão Pública, Graduado em Educação Física e Pedagogia. Professor de curso de especialização na Universidade de Brasília, Instituto de Cardiologia do Distrito Federal e Instituto Tratos. Professor de graduação no Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares Universidade de Brasília e em Educação Física, Enfermagem e Psicologia na Faculdade Linear. Atua como líder da linha de pesquisa Trabalho-Educação, Juventude(s) e Tecnologias da Informação e Comunicação do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Educação e Promoção a Saúde da Universidade de Brasília. É pesquisador na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Consultor Ad hoc da Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec). É consultor Ad hoc de periódicos científicos nacionais e internacionais. É membro do Conselho Editorial de Editora e membro de Comissão de Publicação de periódico científico. É membro do Colégio Europeu de Ciências do Esporte. Tem experiência na área Multidisciplinar.

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Publicado

2021-07-09

Como Citar

Pinho Almeida, J. ., & Ribeiro da Silva, A. (2021). A importância do ensino das funções executivas: interdisciplinaridade na formação de alunos com deficiência intelectual. Revista Do CEAM, 6(2), 103–117. https://doi.org/10.5281/zenodo.4536047