Cuba socialista em tempos de COVID-19

intersetorialidade e interdisciplinaridade

Autores

  • Maria Auxiliadora César Núcleo de Estudos Cubanos, Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5895015

Palavras-chave:

COVID-19, Cuba, Intersetorialidade, Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo analisa os tempos de COVID-19 em uma sociedade socialista, Cuba, e a interdisciplinaridade e intersetorialidade presentes nas ações desenvolvidas. A democracia participativa da Cuba, coerente com a defesa do socialismo, toma decisões solidárias ao seu povo e aos povos de outros países. Revela ao mundo que não se mercantiliza a vida e que a defesa dos valores de cooperação e humanismo e o exercício constante da unidade são premissas a serem seguidas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora César, Núcleo de Estudos Cubanos, Universidade de Brasília

Possui graduação em Ciências Sociais (1977) e em Serviço Social (1976), especialização (1984) e mestrado em Política Social pela Universidade de Brasília (1994). Doutorado em Sociologia pela Universidade de Havana/Cuba (2001). É membro fundador do NESCUBA - Núcleo de Estudos Cubanos do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da UnB e editora responsável pela publicação Panorama da Realidade Cubana - Cadernos do CEAM. Vice-lider do grupo de pesquisa Politiza/SER/IH/UnB. Membro do Conselho Editorial do Boletim Politizando, do NEPPOS/Ceam/UnB. Atua principalmente na área de Política Social, prestando consultorias e desenvolvendo principalmente os seguintes temas: política social; bem-estar; capitalismo e socialismo; gênero; criminalidade; exploração sexual de crianças e adolescentes e sistema penitenciário. Tem publicado livros e é autora de artigos em diferentes revistas. Recebeu o título de Professora Emérita da Universidade de Brasília em 2020

Referências

CÉSAR, Maria Auxiliadora. Unidade, participação e resistência: subsídios socialistas à batalha de ideias – in Ascenção da nova direita e colapso da soberania política; transfiguração da política social, p. 141 a 154. São Paulo: Cortez Editora, 2020.

Favela em Pauta – reportagem: O que Cuba nos ensina sobre saúde e pandemia. Goiânia, janeiro de 2021.

Periódico Granma. Año 63 de la Revolución, nº 83, año 57. La Habana/Cuba, abril de 2021.

Revista Bohemia. Año 113, nº 1. La Habana/Cuba, janeiro de 2021.

SUÁREZ, Luis Salazar. A anormalização das relações Cuba-Estados Unidos: uma visão prospectiva” – in Politizando, Boletim do Neppos/Ceam/UnB, ano 6, nº 21. Brasília, dezembro de 2015.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Auxiliadora César, M. (2021). Cuba socialista em tempos de COVID-19: intersetorialidade e interdisciplinaridade. Revista Do CEAM, 7(1), 23–34. https://doi.org/10.5281/zenodo.5895015

Edição

Seção

Pesquisa original

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.