Análise dos sentimentos dos indivíduos em decorrência do isolamento social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5941548

Palavras-chave:

Brasil, Brasília, COVID-19, Distúrbios emocionais, Isolamento social, Pandemia, Sentimentos

Resumo

Com o advento da pandemia na China, em dezembro de 2019, causada pelo novo coronavírus SARS-COV-2, o mundo passou a experimentar um novo modo de vida, com o intuito de minimizar a propagação do vírus e tentar voltar o mais rapidamente para a vida normal. Devido a mudança no modo de viver da população, houve o aumento da incidência de distúrbios e conflitos emocionais nos indivíduos. Este estudo tem como objetivo analisar os sentimentos de um grupo de pessoas em decorrência do isolamento social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de campo, com residentes do Distrito Federal, Brasil. Os 13 participantes da pesquisa responderam a um questionário com 3 questões abertas construído no Google Forms, sendo realizada análise de conteúdo conforme Bardin. Foi identificado entre o sentimento mais prevalente o de ansiedade e o medo de que essa realidade não tenha fim. Sentimentos bons e aspectos positivos em relação ao contexto atual foram pouco prevalentes. Conclui-se que há a necessidade de olhar mais para quem está próximo e de oferecer escuta ativa, a fim de que esses conflitos sejam minimizados.

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Biografia do Autor

Juliana Neiva Maia Brito, Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília.

Estudante de Enfermagem na Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília.

Alessandra Lisboa da Silva, Núcleo de Estudos em Educação e Promoção em Saúde, Universidade de Brasília.

Doutora em Educação/UnB (Educação em Ciências e Matemática - Educação Matemática e Criatividade). Mestra em Educação PPGE/UnB (Educação Comunicação e Tecnologias). Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas ARTEDUCA/UnB. Bacharel em Administração, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia. Coordenadora Central da Diretoria de Serviços e Projetos Especiais de Ensino (DISPRE/SUBEB/SEEDF). É líder de grupo de estudos "Projeto Matemática Todo Dia: estudos e pesquisas educacionais". Professora, supervisora, orientadora e tutora da Universidade Aberta do Brasil/UAB/UnB (desde 2006). Professoora/Mediadora/Supervisora de Cursos do Sistema Socioeducativo SINASE/ENS/UnB (desde 2010). Professora do curso de Especialização em Garantia de Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente/ENS/Endica/FE/UnB. Professora Formadora de Tutores - Centro de Educação a Distância da UnB - CEAD. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Educação e Promoção em Saúde, da linha Trabalho-Educação, juventude(s) e Tecnologias da Informação e Comunicação (NESPROM/UnB). Pesquisadora Grupo de Pesquisas e Investigações em Educação Matemática (Grupo Pi/UnB). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Profissão Docente: Formação, Saberes e Práticas (GEPPESP/UnB). Professora do Centro Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM/NESPROM/UnB).

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Publicado

2022-02-24

Como Citar

Brito, J. N. M., & Silva, A. L. da. (2022). Análise dos sentimentos dos indivíduos em decorrência do isolamento social. Revista Do CEAM, 7(1), 102–109. https://doi.org/10.5281/zenodo.5941548

Edição

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