Maloca
Espaço de ação afirmativa e ação da política de assistência estudantil?
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.3338468Palavras-chave:
Assistência estudantil, Ação afirmativa, Brasil, Maloca, Permanência, Representatividade, UniversitariosResumo
A proposta desta pesquisa é fazer uma análise sobre o Centro de Convivência dos Povos Indígenas ”“ Maloca e compreender sua contribuição para a permanência dos estudantes indígenas na Universidade de Brasília (UnB). O trabalho em questão é resultado do esforço empenhado pelo referido grupo de estudantes de Serviço Social durante a disciplina de Pesquisa Social no ano de 2015. A metodologia adotada para a pesquisa é de entrevistas semi-abertas com estudantes indígenas que participaram do processo de elaboração do Maloca ou que usufruem do espaço e atores institucionais que contribuíram (ou não) nesse processo. Assim como revisão bibliográfica a respeito do tema e pesquisa documental referente à idealização e construção do Maloca. Os resultados apontam para a não compreensão por parte dos estudantes indígenas do Maloca como espaço de assistência estudantil, por de alguma forma descaracterizar a luta deles para efetivação do espaço. Tendo em mente a Política Nacional de Assistência Estudantil e as particularidades da cultura indígena buscou-se aproximar esses dois eixos que perpassam o Maloca com o objetivo de ampliação da perspectiva de Assistência Estudantil e o maior reconhecimento e incorporação da história, valores e conhecimento dos povos indígenas.
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