Maloca

Espaço de ação afirmativa e ação da política de assistência estudantil?

Autores

  • Ciro Santana Mendes Universidade de Brasília
  • Diana Lopes dos Santos Universidade de Brasília
  • Kahena Quintaneiro Bizzotto Universidade de Brasília
  • Laís Vieira Pinelli Universidade de Brasília
  • Victória Lisboa do Nascimento Universidade de Brasília
  • Wesley Coelho da Silva Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.3338468

Palavras-chave:

Assistência estudantil, Ação afirmativa, Brasil, Maloca, Permanência, Representatividade, Universitarios

Resumo

A proposta desta pesquisa é fazer uma análise sobre o Centro de Convivência dos Povos Indígenas ”“ Maloca e compreender sua contribuição para a permanência dos estudantes indígenas na Universidade de Brasília (UnB). O trabalho em questão é resultado do esforço empenhado pelo referido grupo de estudantes de Serviço Social durante a disciplina de Pesquisa Social no ano de 2015. A metodologia adotada para a pesquisa é de entrevistas semi-abertas com estudantes indígenas que participaram do processo de elaboração do Maloca ou que usufruem do espaço e atores institucionais que contribuíram (ou não) nesse processo. Assim como revisão bibliográfica a respeito do tema e pesquisa documental referente à idealização e construção do Maloca. Os resultados apontam para a não compreensão por parte dos estudantes indígenas do Maloca como espaço de assistência estudantil, por de alguma forma descaracterizar a luta deles para efetivação do espaço. Tendo em mente a Política Nacional de Assistência Estudantil e as particularidades da cultura indígena buscou-se aproximar esses dois eixos que perpassam o Maloca com o objetivo de ampliação da perspectiva de Assistência Estudantil e o maior reconhecimento e incorporação da história, valores e conhecimento dos povos indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Mendes, C. S., Santos, D. L. dos, Bizzotto, K. Q., Pinelli, L. V., Nascimento, V. L. do, & Silva, W. C. da. (2019). Maloca: Espaço de ação afirmativa e ação da política de assistência estudantil?. Revista Do CEAM, 5(1), 99–109. https://doi.org/10.5281/zenodo.3338468