Perspectiva dos educadores em relação a educação sexual nas escolas

Autores

  • Maria Eliane Liégio Matão Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Denismar Borges de Miranda Universidade Federal de Goiás
  • Aline de Almeida Ribeiro Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Ilara Tamyres da Silva Dias Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Talita de Morais Carrijo Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Wagner José Caetano Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • André Ribeiro da Silva Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.3561007

Palavras-chave:

Educação sexual, Educação em saúde, Docentes, Adolescente

Resumo

Com o crescente número de infecções por DST/aids na população juvenil, surge questionamentos a respeito da abordagem do tema Educação Sexual feita nas escolas. O objetivo deste estudo foi conhecer como a Educação Sexual é trabalhada junto aos adolescentes e jovens escolares. Trata-se de estudo qualitativo realizado no âmbito escolar, através de entrevista semi-estruturada, com nove professores da rede estadual de ensino da região Noroeste de Goiânia e aplicou-se análise de conteúdo para estabelecimento das categorias temáticas. Emergiram duas categorias de análise: Educação Sexual - interesse dos educandos como elemento facilitador e Educação Sexual - obstáculos a serem vencidos. Os docentes revelam que há interesse dos estudantes para com a temática, mas diferentes fatores interferem no enfoque adequado. A quase totalidade dos docentes percebe que não possui preparo para abordar o tema junto aos seus alunos. Evidencia-se que a capacitação dos docentes acerca do assunto é um caminho a ser traçado para o melhor esclarecimento de dúvidas e curiosidades dos alunos.

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Biografia do Autor

Maria Eliane Liégio Matão, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui graduação em Enfermagem, Licenciatura Plena em Enfermagem (1988), graduação em Direito (1995) ambas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Especialização em ativação de processo de mudança na formação superior de profissionais de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - ENSPSA/FIOCRUZ (2006), Especialização em gestão descentralizada de programas, com ênfase em DST e AIDS (2005) pela UFMA, Especialização em Enfermagem Obstétrica pela UnB (2000), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012). Atualmente é analista de saúde - Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e professor assistente II da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, no Curso de Enfermagem e no Mestrado em Atenção à Saúde. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde da Mulher, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da mulher, enfermagem obstétrica, enfermagem, atenção à saúde e representações sociais.

Aline de Almeida Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui graduação em Curso de Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2009). Trabalhou como enfermeira no ambulatório de quimioterapia pelo Centro Goiano de Oncologia - CGO por quase quatro anos, atuando na supervisão técnica da equipe de enfermagem. É chefe de enfermagem e responsável técnica da equipe de enfermagem da empresa ONCOVIDA- Centro de Oncologia Ltda à cinco anos.

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Publicado

2019-12-17

Como Citar

Matão, M. E. L., Miranda, D. B. de, Ribeiro, A. de A., Dias, I. T. da S., Carrijo, T. de M., Caetano, W. J., & Silva, A. R. da. (2019). Perspectiva dos educadores em relação a educação sexual nas escolas. Revista Do CEAM, 5(2), 76–87. https://doi.org/10.5281/zenodo.3561007

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