Aprendizagem colaborativa online

uma experiência e vivência em tutoria na disciplina Promoção da Saúde 3 da Universidade de Brasília

Autores

  • André Ribeiro da Silva Universidade de Brasília
  • Estéfane Jennifer Santos Câmara Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5281/3561184

Palavras-chave:

Tutoria, Monitoria, Promoção da Saúde, Prática Colaborativa Online

Resumo

O objetivo desse estudo foi relatar a experiência como tutora de uma disciplina semipresencial, aberta para todos os cursos da Universidade de Brasília (UnB). Estudo descritivo, com caráter de relato de experiência sobre a disciplina Promoção da Saúde 3 (PS3). A grande colaboração Inter profissional, auxilia no baixo índice de evasão e reprovação dos alunos, atendendo as perspectivas de interação e trabalho em grupo e a reflexão que a disciplina  PS3 aborda, seja em qualquer curso da UnB, têm resultados positivos e satisfatórios tanto para os alunos, tanto para quem vivencia a tutoria. Diante do relato exposto, pode-se findar que em suma a Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino que estimula a produção e integração de vários tipos de conhecimentos científicos, onde a democratização do saber, segue uma linha tênue com as oportunidades de acesso ao conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estéfane Jennifer Santos Câmara, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Universidade de Brasília

Possui graduação em enfermagem pela Universidade de Brasília - Faculdade de Ciências da Saúde - Campus Darcy Ribeiro (2012 - 2019). Apresenta experiência na área de Enfermagem, com ênfase em enfermagem gerontológica, saúde mental, promoção da saúde, qualidade de vida, cuidados paliativos, e saúde da mulher. Atua em projetos de pesquisa e extensão na área de promoção da saúde, saúde do idoso e saúde mental. Já foi presidente do projeto de extensão Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade UnB (2015). Participa do grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos em Educação e Promoção em Saúde - NESPROM com linha de pesquisa sobre trabalho-Educação, juventude(s) e Tecnologias da Informação e Comunicação. Atualmente compõe o projeto de extensão Liga Acadêmica Multidisciplinar de Saúde Mental, Qualidade de Vida e Bem-estar - UnB/FCE.

Referências

ARAUJO, S. T.; MALTEZ, M. G. L. Educação a distância: retrospectiva histórica. Disponível em: http://virtuallcursos.com.br/historiaead.php. Acesso em:28 jul 2008.

BRASIL, Ministério da Saúde. Vamos Promover Nossa Saúde?, 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde/Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. ”“ 3. ed. ”“ Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

CERQUEIRA, M T. Promoción de la salud y educación para la salud: retos y perspectivas. In: ORGANIZACIÓN MUNDIAL DE LA SALUD. La promoción de la salud y la educación para la salud en América Latina: un análisis sectorial. Genebra: Editorial de La Universidad de Puerto Rico, 1997. p. 7-48.

CORTELAZZO, I. B.; ROMANOWSKI, J. P. Guia de orientação de curso. Curitiba: Ibpex, 2007.

Downloads

Publicado

2019-12-17

Como Citar

Silva, A. R. da, & Câmara, E. J. S. (2019). Aprendizagem colaborativa online: uma experiência e vivência em tutoria na disciplina Promoção da Saúde 3 da Universidade de Brasília. Revista Do CEAM, 5(2), 88–93. https://doi.org/10.5281/3561184

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.