José Martí para o momento atual

a questão da unidade

Autores

  • Maria Auxiliadora César Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.2648140

Palavras-chave:

José Martí, Cuba

Resumo

Este artigo reflete sobre o significado da palavra unidade, no olhar do pensador e polí- tico cubano José Martí, como um processo para a construção de lutas com o objetivo de transformação de uma ordem social e politicamente injusta e de um pensamento colonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora César, Universidade de Brasília

Possui graduação em Ciências Sociais (1977) e em Serviço Social (1976), especialização (1984) e mestrado em Política Social pela Universidade de Brasília (1994). Doutorado em Sociologia pela Universidade de Havana/Cuba (2001). É membro fundador do NESCUBA - Núcleo de Estudos Cubanos do Centro de Estudos Avançados Multidisciplianares da UnB e editora responsável pela publicação Panorama da Realidade Cubana - Cadernos do CEAM. Vice-lider do grupo de pesquisa Politiza/SER/IH/UnB. Membro do Conselho Editorial do Boletim Politizando, do NEPPOS/Ceam/UnB.Tem experiência em pesquisa e atua principalmente na área de Política Social, prestando consultorias e desenvolvendo principalmente os seguintes temas: política social; bem-estar; capitalismo e socialismo; gênero; criminalidade; exploração sexual de crianças e adolescentes e sistema penitenciário. Tem publicado livros e é autora de artigos em diferentes revistas.

Downloads

Publicado

2019-04-21

Como Citar

César, M. A. (2019). José Martí para o momento atual: a questão da unidade. Revista Do CEAM, 4(1), 144–149. https://doi.org/10.5281/zenodo.2648140