TIPOS CONSTITUCIONAIS DE MERCADORIA E SERVIÇOS NA DOUTRINA E JURISPRUDÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/2357-80092024e47051

Palavras-chave:

evolução, tipos, mercadoria, serviços, software

Resumo

O objetivo do presente artigo é aferir a evolução dos tipos constitucionais de mercadoria e serviços presentes na Constituição Federal a partir da análise das Ações Declaratórias de Inconstitucionalidade 1.945/MT e 5.659/MG. A metodologia utilizada consiste em revisão bibliográfica e investigação jurisprudencial, por meio de enfoque dedutivo e exploratório. Para isso, o enfrentamento do tema será feito primeiramente pela compreensão da introdução do pensamento tipológico na doutrina brasileira e da distinção entre tipos e conceitos. Assim, a partir dessa matriz tipológica, será possível analisar a evolução da natureza jurídica dos programas de computador, bem como a definição de mercadoria e serviços dentro da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e a sua relação com algumas das principais doutrinas sobre o tema. Inferindo, então, que a abordagem tipológica se adequa perfeitamente ao tema, sendo esta, graças a sua fluidez semântica, mais adequada para acompanhar as evoluções sociais e tecnológicas, verificou-se que a Suprema Corte modificou ao longo do tempo a própria abordagem sobre a competência tributária e a natureza jurídica dos softwares. Dessa forma, conclui-se que o tribunal constitucional deixou de levar em consideração não apenas o seu suporte físico, mas o próprio critério de corporalidade para caracterizar ou não como um bem imaterial ou um serviço, abandonando, também, as antigas diferenciações entre obrigação de dar e fazer e entre  software de prateleira ou customizado, preferindo adotar a evolução tipológica dos signos mercadoria e serviço existentes na Constituição com base no desenvolvimento social e tecnológico.

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Biografia do Autor

Ana Paula Basso, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Derecho Tributario Europeo (Interuniversitario) pela Universidade de Castilla-La Mancha, Espanha. Vice-Coordenadora do PPGCJ/CCJ/UFPB da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Matheus Henriques Jerônimo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Especialização em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET); e é mestrando em Direito Econômico pela Universidade Federal da Paraíba.

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Revista Direito.UnB | Janeiro – Abril, 2024, V. 08, N.1 | ISSN 2357-8009 |

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

BASSO, Ana Paula; HENRIQUES JERÔNIMO, Matheus. TIPOS CONSTITUCIONAIS DE MERCADORIA E SERVIÇOS NA DOUTRINA E JURISPRUDÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL . Direito.UnB - Revista de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 419–442, 2024. DOI: 10.26512/2357-80092024e47051. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadedireitounb/article/view/47051. Acesso em: 21 dez. 2024.

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