O direito diante de sua lei: sobre a (im)possibilidade de autorreflexão coletiva da modernidade jurídica

Autores

  • Günther Teubner Universidade (Johann Wolfgang Goethe) de Frankfurt, Alemanha

Palavras-chave:

Kafka, teoria dos sistemas, direito e literatura

Resumo

O presente artigo oferece uma nova interpretação da celebrada parábola “Diante da lei”, de Franz Kafka. É inspirado pelos recentes desenvolvimentos na teoria do direito europeia, particularmente pelos trabalhos de Jacques Derrida, Niklas Luhmann e Giorgio Agamben, e sugere uma mudança dupla de papéis na confrontação dos protagonistas da parábola - o “homem do campo” e a “lei”. De acordo com essa interpretação, não é um indivíduo específico que se encontra “Diante da lei”, mas o discurso jurídico propriamente dito, que está em uma busca compulsiva pela sua lei; por sua vez, a “lei” da parábola não remete a uma autoridade generalizada e distante (poder, moralidade, religião etc), mas ao direito positivo e válido de nossos tempos. O artigo coloca a seguinte questão: o que acontece dentro da misteriosa relação entre “direito” E “lei”, que tem sempre atormentado a teoria do direito, quando essa relação é sujeita à lógica opressiva do universo kafkiano?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Günther Teubner, Universidade (Johann Wolfgang Goethe) de Frankfurt, Alemanha

Professor de Direito Privado e Sociologia Jurídica na Goethe-University Frankfurt/Main. (https://www.jura.uni-frankfurt.de/42812276/Teubner)

Capa da Revista Direito.UnB Volume 1, Número 1

Publicado

2014-01-01

Como Citar

TEUBNER, Günther. O direito diante de sua lei: sobre a (im)possibilidade de autorreflexão coletiva da modernidade jurídica. Direito.UnB - Revista de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 12–31, 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadedireitounb/article/view/24620. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.