The Impacts of scientific initiation on the graduating students in tourism
DOI:
https://doi.org/10.26512/revcenario.v10i1.36080Keywords:
Scientific initiation, Experience report, Tourism, Rio de Janeiro stateAbstract
The present paper has, as its objective, to portray the experience gained by its authors, concerning the activities performed by the CNPq research group Turismo, Gestão e Territórios (Tourism, Management and Territories), describing the investigation steps and the difficulties developed along the group’s progress. This essay’s methology is an experience report of its authors scientific initiation, during their graduation in tourism in a public university, from March 2019 to July 2020. From these experiences, it’s been possible to live and understand the different methodologies and steps of scientific research within the investigation process. As a result, the importance of the knowledge and experience gained from the initiation, as it influences the tourism graduating student’s academic training, is highlighted.
Downloads
References
Abramo, P. (1979). Pesquisa em ciências sociais. In: Hirano, Sedi. (org.) Pesquisa social: projeto e planejamento. São Paulo: T. A. Queiroz, p. 21-28.
Agência Brasil. (2019). Turismo gera quase 25 mil empregos formais em 12 meses. https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2019-12/turismo-gera-quase-25-mil-empregos-formais-em-12-meses#:~:text=Turismo%20gera%20quase%2025%20mil%20empregos%20formais%20em%2012%20meses%20%7C%20Ag%C3%AAncia%20Brasil.
Antunes, R. (1999). Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo.
Baptista, M. L. (2014). Cartografia de saberes na pesquisa em turismo: proposições metodológicas para uma ciência em mutação. Revista Rosa dos Ventos: Turismo e Hospitalidade, Caxias do Sul, 6(3), p.342-355. http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2647/pdf_273
Bourdieu, P. (2004). Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo, SP: Editora Unesp. https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/06/BOURDIEU-Pierre.-Os-usos-sociais-da-ci%C3%AAncia.pdf.
Carneiro, J.; Sant’anna, E. S. & Autor. (2019). Apresentação no III Seminário Nacional de Turismo e Cultura da Fundação Casa de Rui Barbosa, ago 2019.
CNPq (2006) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O CNPq. Brasília. http://www.cnpq.br/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/100352 .
Claro, M. M; Botomé, S. P. &Kubo, O. M. (2003). Condições de trabalho, vida e saúde de trabalhadores de comércio em shopping center. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, Florianópolis, 3(2), p. 63-90. https://periodicos.ufsc.br/index.php/rpot/article/view/7232 .
Daltro, M. R, & Faria, A.A. (2019). Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 19(1), 223-237. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812019000100013&lng=pt&tlng=pt .
Leal, E. (2000). A pesquisa e seu significado. In: Ferri, C.; Leal, E.h J. M & Hostins, R. (orgs.) (2000). Pesquisa na Universidade: elaboração de projetos e relatórios. Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, p. 4-7.
Maldonado, L. (1998). Iniciação científica na graduação em nutrição: autonomia do pensar e do fazer na visão dos pesquisadores/orientadores. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Marconi M. & Lakatos, E.. (2010). Fundamentos da Pesquisa Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas.
Massi, L., & Queiroz, S. L. (2015). A perspectiva brasileira da iniciação científica: desenvolvimento e abrangência dos programas nacionais e pesquisas acadêmicas sobre a temática. In Iniciação científica [recurso eletrônico]: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro. São Paulo: Editora Unesp Digital.
Morin, E. (1990). Ciência com consciência. 2. ed. Portugal: Publicações Europa-América. Organizações e Trabalho, 3(2), 63-90. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572003000200004&lng=pt&tlng=pt.
Morin, E. (2021). Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EdgarMorin.pdf.
Pimentel, T. D., & Paula, S. C. de. (2014). A inserção profissional no mercado de trabalho face às habilidades adquiridas na formação superior em turismo. Revista De Turismo Contemporâneo, 2(1). https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/5474.
Rejowski, M. (1996). Turismo e pesquisa científica: pensamento internacional x situação brasileira. (7a ed.). Campinas, SP: Papirus.
Santos, João. (2009). Turismo: Ciência ou Técnica. Revista do Turismo. 2009. http://www.revistaturismo.com.br/artigos/cienciatecnica.html.102
Silva, L. F. (2012). Iniciação científica – contexto e aspectos práticos. Revista De Medicina, 91(2), 128-136. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v91i2p128-136.
Tenório M.D.P. & Beraldi G. (2010). Iniciação científica no Brasil e nos cursos de medicina. Revista da Associação Médica Brasileira, 56(4): 390-3. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302010000400007.
Werneck, V. R. (2006). Sobre o processo de construção do conhecimento: O papel do ensino e da pesquisa. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, 14(51), p. 173-196, abr./jun. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-40362006000200003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam a apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Autores declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.