Gestão de destinos, tecnologia social e inovação

conexão e construção para o turismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rev.cenario.v10i2.43680

Palavras-chave:

Turismo, Tecnologia social, Inovação, Gestão de Destinos turísticos

Resumo

Gestão de destinos, tecnologia social e inovação são temáticas que podem se relacionar para apresentar o desenvolvimento do turismo. Assim, este artigo objetiva identificar se a gestão de destinos turísticos é discutida em conjunto com as temáticas inovação e tecnologia social, além de analisar como suas abordagens podem contribuir para os estudos do turismo. Adotou-se a pesquisa exploratória e de revisão sistemática da literatura (RSL). Conclui-se que, dos artigos analisados, nenhum especifica ou explana o uso de tecnologias sociais como fonte de inovação na gestão de destinos turísticos, apresentando a ideia subjetivamente. Os autores que mais se aproximam das características de TS são os que defendem a ciência, a inclusão popular e participativa no planejamento e gestão do turismo. Com isso, essa investigação aponta avanços ao identificar lacunas que conectam as três temáticas para melhor construção acadêmica do Turismo e auxiliar no processo de gestão de destinos turísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Buhalis, D. (1999). Information technology for small and medium-sized tourism enterprises: adaption and benefits. Journal of Information Technology & Tourism, 2(2), 79-95.

Carlisle, S., Kunc, M., Jones, E. & Tiffin, S. (2013). Supporting innovation for tourism development through multi-stakeholder approaches: Experiences from Africa. Tourism Management, 35, 59-69.

Conti, B. R., Elicher, M. J. & Lavandoski, J. (2021). Revisão sistemática da literatura sobre Turismo Científico. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo [online], 15 (2), 1-23. https://doi.org/10.7784/rbtur.v15i2.1981.

Dagnino, R., Brandão, F.C. & Novaes, H. T. (2004). Sobre o marco analítico-conceitual da tecnologia social. In: Seidl, D. & Cabral, S. S. Tecnologia social: uma estratégia para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundação Banco do Brasil.

Dagnino, R. (Org). (2009). Tecnologia social: Ferramenta para construir outra sociedade http://bit.ly/326Bz9I

Getz, D. & Jamal, T. B. (1994). The environment‐community symbiosis: A case for collaborative tourism planning. Journal of Sustainable Tourism, 2(3), 152-173.

Go, F. M. & Govers, R. (2000) Integrated quality management for tourist destinations: a European perspective on achieving competitiveness. Tourism Management, 21, 79-88.

Hjalager, A. (2002). Repairing innovation defectiveness in tourism. Tourism Management, 23, 465-474.

Haywood, K. M. (1988). Responsible and responsive tourism planning in the community. Tourism Management, 9 (2), 105-118.

Jesus, V. M. B. & Costa, A. B. (2013). Tecnologia social: breve referencial teórico e experiências ilustrativas. IN: Costa, A. B. (Org.) Tecnologia Social e Políticas Públicas. São Paulo: Instituto Pólis; Brasília: Fundação Banco do Brasil.

Martins, L. M. (2019). Tecnologia móvel para governança turística de stakeholders. Aracaju. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe.

Milne, S. & Ateljevic, I. (2001). Tourism, economic development and the global-local nexus: theory embracing complexity. Tourism Geographies, 3(4), 369-393.

Morgan, N. (2012). Time for ‘mindful’ destination management and marketing. Journal of Destination Marketing & Management, 1(1/2), 8-9.

Mota, K. C. N., Vianna, S. L. G. & Anjos, F. A. (2013). Competitividade das destinações turísticas: estudo de casos brasileiros. São Paulo: Atlas.

Nirazawa, A.; Spezamiglio, B.; Balboni, B.; Falsarella, C.; Belíssimo, D.; Clemente, L. e Manoel, M. (2015). Inovação nas Organizações. Revista de Administração de Empresas. 7(1)., p. 5-12.

Novaes, H. T. & Dias, R. Contribuições ao Marco Analítico-Conceitual da Tecnologia Social. In: Dagnino, R. (Org). (2009). Tecnologia social: Ferramenta para construir outra sociedade. http://bit.ly/326Bz9I

OMT (WTO) - World Tourism Organization. (2007). A practical guide to tourism destination management. Madrid: WTO.

Petrocchi, M. (2002). Gestão de pólos turísticos (2nd. ed.) São Paulo: Futura.

Ravindran, V. & Shankar, S. (2015). Systematic reviews and meta-analysis demystified. Indian J. Rheumatol. 10, 89-94.

Rios, D. M. S & Lima, J. R. (2019). O desenvolvimento local endógeno: reflexões a partir das tecnologias com foco na tecnologia social. Ambivalências, 7 (14), p. 125 – 142.

Rodrigues, I & Barbieri, J. C. (2008). A emergência da tecnologia social: revisitando o movimento da tecnologia apropriada como estratégia de desenvolvimento sustentável. Revista de Administração Pública – RAP. Rio de Janeiro, 42, 1069-1094.

Ryan, C. (2002). Equity, management, power sharing and sustainability - issues of the ‘new tourism’. Tourism Management, 23, 17-26.

Santos, C. A. J. (2017). El Turismo como Factor de Desarrollo: El caso de Sergipe-Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Geografia, Planificación Territorial y Gestión Ambiental) - Departamento de Geografia Humana, Universitat de Barcelona.

Silva, J. A.; Santos, C. A. J. (2015). Análise da competitividade do turismo no município de Aracaju. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], 3(2), p. 188 – 210. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/6887.

Souza, A. C. A. A & Pozzebon, M. (2020). Práticas e mecanismos de uma tecnologia social: proposição de um modelo a partir de uma experiência no semiárido. Organizações & Sociedade, 27(93), 231-254. https://doi.org/10.1590/1984-9270934

Stamboulis, Y. & Skayannis, P. (2003). Innovation strategies and technology for experience-based tourism. Tourism Management, 24(1), 35-43.

Tomazzoni, E. L. & Costa, J. S. (2015). Ações estratégicas e visões dos atores do cluster de turismo da cidade de São Paulo. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo – RBTUR, 9(1), 3-21. https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i1.513

Tunes, R. (2016). Geografia da inovação: o debate contemporâneo sobre a relação entre território e inovação. Espaço e Economia [Online], ano 5, 9.

Varra, L., Buzzigoli, C. & Loro, R. (2012). Innovation in destination management: social dialogue, knowledge management processes and servant leadership in the Tourism Destination Observatories. Procedia - Social and BehavioralSciences, 41, 375-385.

Vignati, F. (2012). Gestão de destinos turísticos: como atrair pessoas para polos, cidades e países. Rio de Janeiro: Ed. Senac Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

04-04-2023

Como Citar

Meneses Martins, L., & Alcântara de Jesus Santos, C. (2023). Gestão de destinos, tecnologia social e inovação: conexão e construção para o turismo. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território , 10(2), 256–269. https://doi.org/10.26512/rev.cenario.v10i2.43680