Turismo Ferroviário

Contribuições e Entraves do Grupo de Trabalho Interministerial para Gestão Responsável do Patrimônio Ferroviário Brasileiro

Autores

  • Vânia Oliveira Antunes Instituo Federal Farroupilha
  • Flávia Luciane Scherer Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistacenario.v6i11.19647

Palavras-chave:

Gestão Pública, Turismo Ferroviário, Políticas Públicas, Bens Ferroviários.

Resumo

Este trabalho objetivou analisar as contribuições do Grupo de Trabalho Interministerial (GT) do Turismo Ferroviário proposto pelo Ministério do Turismo do Brasil e oficializado pela Portaria nº 18/2010. Como cenário do estudo descreveu-se a estrutura de gestão do patrimônio ferroviário brasileiro e a proposta do GT. A seguir buscou-se identificar as contribuições relacionados às ações deste grupo, e, por fim, identificou-se as problemáticas de um modelo de administração pública calcado em um paradigma burocrático, bem como a fragilidade da proposta do GT como elemento de política pública de preservação do patrimônio ferroviário brasileiro.

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Biografia do Autor

Vânia Oliveira Antunes, Instituo Federal Farroupilha

Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul e doutoranda em Turismo pela Universidade de Aveiro, Portugal. Professora substituta do Instituto Federal Farroupilha ”“ Campus São Borja para eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer. vania.antunes2014@gmail.com

Flávia Luciane Scherer, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professora da Universidade Federal de Santa Maria ”“ RS Brasil. Flavia.schefer@globo.com

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Publicado

28-12-2018

Como Citar

Antunes, V. O., & Scherer, F. L. (2018). Turismo Ferroviário: Contribuições e Entraves do Grupo de Trabalho Interministerial para Gestão Responsável do Patrimônio Ferroviário Brasileiro. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território , 6(11), 114–128. https://doi.org/10.26512/revistacenario.v6i11.19647

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