Turismo Ferroviário
Contribuições e Entraves do Grupo de Trabalho Interministerial para Gestão Responsável do Patrimônio Ferroviário Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.26512/revistacenario.v6i11.19647Palavras-chave:
Gestão Pública, Turismo Ferroviário, Políticas Públicas, Bens Ferroviários.Resumo
Este trabalho objetivou analisar as contribuições do Grupo de Trabalho Interministerial (GT) do Turismo Ferroviário proposto pelo Ministério do Turismo do Brasil e oficializado pela Portaria nº 18/2010. Como cenário do estudo descreveu-se a estrutura de gestão do patrimônio ferroviário brasileiro e a proposta do GT. A seguir buscou-se identificar as contribuições relacionados à s ações deste grupo, e, por fim, identificou-se as problemáticas de um modelo de administração pública calcado em um paradigma burocrático, bem como a fragilidade da proposta do GT como elemento de política pública de preservação do patrimônio ferroviário brasileiro.
Downloads
Referências
ABPF ”“ Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. Histórico. Disponível em <htpp://www.abpf.com.br>.Acessado em 20 de novembro de 2015.
ALLIS, T. Ferrovia e Turismo Cultural ”“ Alternativa para o Futuro da Vila de Paranapiacaba. Turismo em Análise. São Paulo.13 (2):29-53, 2002
BARRETTO, M. Cultura e Turismo: Discussões Contemporâneas. Campinas: Papirus, 2007.
BRASIL, Código Civil Brasileiro. Disponível http://www.planalto.gov.br. Acesso em 15 de novembro de 2015.
CNT- CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE TRANSPORTE. Transporte Ferroviário. Disponível em <http://www.cnt.org.br>. Acessado em 20 de novembro de 2015.
DNIT ”“ DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE. Histórico. Brasília, 2015. Disponível em <http://www.dnit.gov.br>. Acesso em 15 de novembro de 2015
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1999.
INVENTARIANÇA DA RFFSA ”“ REDE FERROVIARIA FEDERAL S.A. Relatório de Atividades da Inventariança. Disponível em < http://www.rffsa.gov.br>. Acesso em 15 de novembro de 2015.
MICHEL, MARIA HELENA. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. Atlas, 2005.
MISLEH,S. Ferroviária Precisa Superar Sucateamento e Concessões Desastrosas. Jornal do Engenheiro Ano XXXII, nº 424. São Paulo: SINDENG, 2013.
MTUR ”“ MINISTERIO DO TURISMO. Atas e Noticias ”“ GT Ferroviário. Disponível em <http://www.mtur.gov.br>. Acessado em 12 de dezembro de 2015
PEREZ, X. Patrimonialização e Transformação das Identidades Culturais. Portela J. e Castro Caldas. Portugal Chão. Oeiras.Ed. Celta 231-247. 2003.
REDE FERROVIARIA FEDERAL S.A. Histórico. Brasília, 2015. Disponível em < http://www.rffsa.gov.br>. Acesso em 15 de novembro de 2015.
RUAS, M. Políticas Públicas. Florianópolis: Departamento das Ciências da Administração/UFSC (Brasilia): CAPES:UAB, 2009.
SILVA, E. P. Patrimônio e Identidade. Os Desafios do Turismo Cultural. ISCSC. Universidade Técnica de Lisboa: Antropológicas, nº4 217- 224, Lisboa, 2000
TRIVIÑOS, A. Introdução á Pesquisa em Ciências Sociais: a Pesquisa. São Paulo (SP): Ed. Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam a apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Autores declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.