A imagem da gestão de imagem: conceitos e preconceitos sobre marketing e comunicação no turismo

Authors

  • Alexandra Fernandes Josias CET - Centro de Excelência em Turismo - Universidade de Brasília
  • Marutschka Martini Moesch CET - Centro de Excelência em Turismo- Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistacenario.v5i9.19430

Keywords:

Tourism. Marketing. Communication. Image. Strategic Planning.

Abstract

The present work intents to stimulate reflection over concepts and prejudices found in the processes of destinations’ image construction and managing, as part of Tourism strategic planning, specially concerning the fields of Marketing and Communication ”“ codependent, but never totally coincident areas. Definitions, techniques, visions and managing styles are often taken for granted, despite the possibility of being based on paradigms which the original areas, in fact, had already outreached. From a very brief review of great authors’ recognized works on Tourism, Philosophy, and Marketing, we will analyze some points where divergent views might have crystalized, in order to overstep them, forwarding to a new and productive convergence, in a relation of mutual support.

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Author Biographies

Alexandra Fernandes Josias, CET - Centro de Excelência em Turismo - Universidade de Brasília

Possui graduação em Abi - Comunicação Social pela Universidade de Brasília(1990), graduação em Administração pela Universidade de Brasília(1993), graduação em Abi - Comunicação Social pela Universidade de Brasília(1993), especialização em Comunicação com O Mercado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing(1996), especialização em MBA em Marketing pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (DF)(1998) e aperfeicoamento em Jornalismo de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi(1995). Tem experiência na área de Comunicação. 

Marutschka Martini Moesch, CET - Centro de Excelência em Turismo- Universidade de Brasília

Possui graduação em Ciências Sociais, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos,Especialização em Educação pela UFRGS,(1988), Mestrado em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e Doutorado em Ciências da Comunicação e Turismo pela Universidade de São Paulo (2004).Professora da Universidade de Brasília, do Centro de Excelência em Turismo- CET (2011). Dedicou-se por mais de 30 anos como educadora, no setor público e privado,.Nos últimos 20 anos com ênfase no ensino superior na PUCRS, UCS,UNIFRA em comunicação social e turismo. Sua prática docente fundamenta-se na área do Turismo,Educação,Sociologia,Epistemologia Social e Metodologias de Pesquisa atuando principalmente nos temas: epistemologia do turismo, planejamento e politicas publicas do turismo, lazer e
animação sociocultural, desenvolvimento territorial e sustentabilidade, turismo de base local e participação, pesquisa e ensino do turismo, metodologia de pesquisa e papel do conhecimento na emancipação e inclusão social. Atuou na Secretaria de Educação do Estado do RS e no Município de Porto Alegre. Atuou como Diretora do Porto Alegre Turismo de 1999 a 2004. Hoje é professora adjunta da Universidade de Brasília,na graduação em Turismo e no Programa de Mestrado em Turismo , foi coordenadora do Mestrado Profissional em Turismo da Universidade de Brasília de 2014-2017 e coordena o Núcleo de Políticas Publicas em Turismo e Líder do grupo de pesquisa do Núcleo de Politicas Publicas em Turismo
CET/UnB. Editora da Revista Cenário CET/UnB, inicio ano 2017. 

References

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Published

2018-11-20

How to Cite

Josias, A. F., & Moesch, M. M. (2018). A imagem da gestão de imagem: conceitos e preconceitos sobre marketing e comunicação no turismo. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território, 5(9), 40–61. https://doi.org/10.26512/revistacenario.v5i9.19430

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