A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FILOSOFIA:

ENTRE O GERAL E O PARTICULAR

Autores

  • Paula Ramos de Oliveira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4763

Palavras-chave:

Formação, Professor, Filosofia, Experiência

Resumo

Há muitos modos de se tratar a formação do professor, mas entre as concepções dominantes em relação à formação em geral está a ideia de que há alguém que forma o outro por meio de determinados conteúdos que integram um currículo. Nesse artigo nos propomos a discutir aspectos da formação do professor de filosofia destacando a experiência subjetiva que também integra, ao lado de dimensões mais objetivas, o ato de ser professor e de ser aluno, valorizando em ambos o curriculum vitae que está sempre em construção nesse processo a que damos o nome de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Ramos de Oliveira, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Referências

ADORNO, T. W. A filosofia e os professores Tradução de Wolfgang Leo Maar. In: ADORNO, T. W. Educação e emancipação. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. p. 51-74.

CASTELLO, L.A.; MÁRSICO, C.T. Oculto nas palavras: dicionário etimológico para ensinar e aprender. Tradução Ingrid Muller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2007.

CERLETTI, A. O ensino de filosofia como problema filosófico. Tradução Ingrid Muller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

ORTEGA Y GASSET, H. J. Sobre o estudar e o estudante. Tradução Olga Pombo. In: ARENDT, H; WEIL, E.; RUSSELL, B.; ORTEGA Y GASSET, H. J. Quatro Textos excêntricos. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2000. p. 87-103.

SCHOPENHAUER, A. Sobre a erudição e os eruditos. Tradução de Pedro Süssekind. In: SCHOPENHAUER, A. A arte de escrever. Porto Alegre: L&PM, 2011. p. 19-38.

Downloads

Como Citar

Oliveira, P. R. de. (2016). A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FILOSOFIA:: ENTRE O GERAL E O PARTICULAR. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (24), 221–231. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4763

Edição

Seção

Dossiê "Educação e Formação: Intersecções Epistemológicas"