Educação e Imigração: a importância do ensino da Sociologia para imigrantes
DOI:
https://doi.org/10.21057/10.21057/repamv13n1.2019.24298Palavras-chave:
Migração internacional, ensino da Sociologia, crianças e adolescentes.Resumo
O presente artigo, com caráter de ensaio, aborda de forma reflexiva, a relação entre imigração educação. Em concreto o texto tem como objetivo suscitar a necessidade de refletir sobre a importância do ensino da sociologia nas escolas com alunos imigrantes. O número de imigrantes no país vem crescendo nas duas últimas décadas e, consequentemente, também aumentou a entrada de crianças e adolescentes imigrantes no sistema educacional básico do país. Portanto, faz-se necessário pensar como a Sociologia com seus instrumentos conceituais, pedagógicos e metodológicos pode ser um locus para os alunos imigrantes e não-migrantes entenderem melhor as particularidades dos processos migratórios, suas motivações e consequências. Ademais, é relevante pensar como a disciplina de Sociologia pode contribuir para a integração sociocultural e para a socialização dos alunos imigrantes no seu novo contexto cultural. E, ainda, como essa pode colaborar para a escola valorizar as diferenças e particularidades culturais do alunato imigrante.
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Ӣ Education and Immigration: The Importance of Teaching Sociology to Immigrants
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