Sobre a Revista
Foco e escopo
A Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas (ISSN 1984-1639) recebe trabalhos no formato de ensaios (textos livres que incluam a discussão das Ciências Sociais sobre e a partir das Américas), resenhas (revisão crítica da literatura relativa a assuntos de interesse para o desenvolvimento das Ciências Sociais em diálogo com o pensamento e as Ciências Sociais sobre e a partir das Américas) e artigos originais e inéditos (análises e discussões teóricas e conceituais, empiricamente embasadas, que contribuam para a compreensão das sociedades do continente americano e do Caribe e para os estudos comparados sobre as Américas.
A Revista publica somente artigos e ensaios redigidos por autores com titulação de doutorado. Para autores que não possuem tal titulação, recomenda-se que o artigo seja elaborado em coautoria com colaboradores doutores.
A revista também aceita resenhas de livros e entrevistas - submetidos por mestres, doutorandos e doutores. Os trabalhos podem ser submetidos em qualquer época do ano em português, castelhano ou inglês. Poderão ser publicados também em outras línguas a critério do comitê editorial.
A Revista tem como missão receber, analisar, publicar e divulgar estudos e pesquisas que compreendam:
i - temas e problemas de pesquisa compartilhados pelas diferentes sociedades do continente e do Caribe;
ii - análises de estudos e pesquisas realizados no âmbito das Ciências Sociais sobre ou a partir das Américas e do Caribe;
iii - contribuições do pensamento social e político, da teoria social clássica ou contemporânea e das metodologias de pesquisa elaboradas nas ou sobre as Américas e o Caribe.
Processo de avaliação pelos pares
- Os trabalhos enviados serão apreciados pelo comitê editorial da revista para conferência preliminar relativa às normas para publicação e adequação ao foco e escopo da revista. O descumprimento das orientações para submissão ou inadequação ao foco e escopo da revista implicará na recusa da submissão;
- Após a conferência preliminar, a equipe editorial submeterá o original à avaliação de dois ou mais especialistas doutores no tema para emitir pareceres, sem conhecimento de sua autoria (formato blind review ou avaliação às cegas);
- Quando houver uma avaliação de aprovação e outra avaliação de reprovação, o texto será submetido a uma terceira avaliação conclusiva;
- Os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus trabalhos;
- As avaliações compreenderão as seguintes opções: aceitar; revisões requeridas; rejeitar ou submeter a nova rodada. No último caso, caberá à equipe editorial decidir o encaminhamento, sempre com base nas informações oferecidas pelos avaliadores;
- Sugestões de modificações de estrutura, forma ou conteúdo serão informadas aos autores, que se encarregarão de fazê-las em prazo a ser previamente estipulado;
- Todo o processo de submissão, análise, revisão e publicação, assim como todas as comunicações pertinentes ao processo de publicação, serão realizadas através da plataforma online da revista.
Política de acesso livre
Esta revista oferece acesso livre e gratuito ao seu conteúdo visando proporcionar a democratização do acesso ao conhecimento científico, em particular, daquele proveniente de pesquisas realizadas com recursos públicos.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Indexação
A Revista está indexada nas seguintes bases de dados nacionais e internacionais:
- Amelica
- Clase
- Diadorim
- DOAJ
- Dora
- Erihplus
- Google Scholar
- IBICT/MCT
- LATINDEX
- Portal de Periódicos da UnB
- Redalyc
- Redhib
- Portal de Periódicos da CAPES
E possui parceria com a revista Historia y Sociedad da Universidad Nacional de Colombia.
Declaração de ética e más práticas
Os trabalhos publicados na Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas deverão estar de acordo com as “Diretrizes de melhores práticas para editores de revistas” do Comitê de Ética em Publicações-COPE.
Para mais informações, ver: https://publicationethics.org/resources/translated-resources/portugu%C3%AAs-princ%C3%ADpios-de-transpar%C3%AAncia-e-boas-pr%C3%A1ticas-em-publica%C3%A7%C3%B5es
1. Deveres dos editores
I. Decisões de publicação
O editor e o comitê editorial ou editores convidados são responsáveis por decidir quais artigos submetidos à revista devem ser publicados. O editor levará em conta requisitos legais, no que toca a assuntos como difamação, violação de direitos autorais e plágio. Casos controversos ou não previstos na política editorial serão levados ao comitê editorial, em primeira instância, e ao Conselho Editorial, em segunda instância, para decisão final.
II. Fair play
O editor, comitê editorial e editores convidados avaliam o manuscrito pelo seu conteúdo estritamente intelectual, sem distinção de raça, sexo, orientação sexual, crenças religiosas, origem étnica, nacionalidade, ou vinculação político-partidiária dos autores.
III. Confidencialidade
O editor não deve divulgar qualquer informação sobre um texto submetido a qualquer pessoa que não seja o autor correspondente, os pareceristas, e os integrantes da equipe e conselho editorial, conforme o caso.
IV. Divulgação e conflitos de interesse
Materiais inéditos divulgados em um texto submetido não devem ser utilizados nas pesquisas próprias dos editores sem o expresso consentimento por escrito dos autores.
2. Deveres dos pareceristas ou avaliadores
I. Contribuição para as decisões editoriais
Os pareceristas ajudam o editor, comitê editorial e editores convidados na tomada de decisões editoriais, por meio de comunicações com o editor. Os pareceres preveem a possibilidade de auxiliar os autores na melhoria dos trabalhos, porém em caráter de anonimato, não podendo figurar como coautores.
II. Pontualidade
Qualquer avaliador convidado que se considere impedido de analisar as submissões deverá se retirar do processo de avaliação através da opção correspondente no portal da revista.
III. Confidencialidade
Os trabalhos recebidos para análise devem ser tratados pelos pareceristas como documentos confidenciais. Eles não devem ser mostrados ou discutidos com outros, exceto mediante autorização expressa do editor.
IV. Padrões de objetividade
As revisões e os pareceres devem ser conduzidos e redigidos de forma objetiva. Críticas pessoais aos autores são inadequadas. Os avaliadores devem expressar suas opiniões de forma clara, usando argumentos, dados ou exemplos que apoiam a sua avaliação.
V. Reconhecimento de fontes
Os pareceristas devem identificar trabalhos publicados relevantes que não tenham sido citados pelos autores. Qualquer afirmação de que uma observação, derivação ou argumento tenham sido publicados antes devem ser acompanhados de citação da fonte relevante. Um parecerista deve também chamar a atenção do editor para qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o texto em questão e qualquer outro trabalho publicado de que tenha conhecimento pessoal.
VI. Divulgação e conflito de interesses
Informações privilegiadas ou ideias obtidas através da leitura dos textos devem ser mantidas em sigilo e não devem utilizadas para proveito pessoal dos pareceristas. Os avaliadores não devem considerar textos em que tenham conflitos de interesse resultantes de concorrência, colaboração, ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos textos.
3. Deveres dos autores
I. Relato de normas e procedimentos
Os autores de textos originais deverão apresentar descrições precisas e circunstanciadas do trabalho de pesquisa realizado, bem como uma análise objetiva de seu significado.
II. Dados subjacentes devem ser apresentados com precisão no texto
Um artigo deve conter detalhes e referências suficientes para permitir que outros possam verificar o rigor do trabalho e confirmar as fontes utilizadas. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis.
III. Acesso e retenção a dados
Os autores podem ser solicitados a fornecer os dados brutos relacionados ao texto submetido, com a finalidade de revisão editorial. E, se possível, devem, em qualquer caso, estar preparados para guardar esses dados por um período de tempo razoável após a publicação.
IV. Originalidade e plágio
Os autores devem garantir que escreveram obras totalmente originais; se os autores usaram o trabalho ou palavras de outros, eles devem garantir que eles sejam devidamente citados ou referenciados.
V. Publicação múltipla, redundante ou concorrente
Os autores não devem publicar os manuscritos que descrevem essencialmente a mesma pesquisa em mais de uma revista ou publicação primária, sem prévia autorização. Caso ocorra republicação de artigos, a revista se reserva o direito de notificar o periódico para solicitar a exclusão do artigo e assegurar sua precedência. Adicionalmente, a submissão do mesmo texto a mais de um periódico, simultaneamente ou consecutivamente, sem autorização prévia, constitui comportamento antiético e é inaceitável.
VI. Reconhecimento de fontes
O reconhecimento adequado do trabalho de outros pesquisadores deve ser sempre feito. Os autores devem citar todas as publicações que tenham sido utilizadas diretamente na determinação da natureza e dos resultados do trabalho relatado.
VII. Autoria do artigo
A autoria deve ser limitada àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, elaboração ou interpretação dos dados do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Se há outros que participaram de certos aspectos substantivos da pesquisa podem ser mencionados como colaboradores.
O autor correspondente deve garantir que todos os coautores estejam incluídos na submissão. Deve garantir também que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do documento e concordaram com a sua submissão para publicação.
No ato de submissão, devem ser fornecidos os endereços de e-mail de todos os coautores. Após isso, toda comunicação será feita apenas com o autor correspondente.
VIII. Divulgação e conflitos de interesse
Todos os autores devem revelar no texto qualquer conflito de interesse financeiro, profissional ou de qualquer outra natureza substantiva que possa ser interpretado como fator influente nos resultados da pesquisa ou na interpretação desses resultados. Além disso, devem ser divulgadas todas as fontes de apoio financeiro para o projeto.
IX. Erros fundamentais em trabalhos publicados
Quando um autor descobre um erro ou imprecisão significativa em seu próprio trabalho publicado, é de sua obrigação notificar imediatamente a equipe editorial da revista e colaborar para retratação ou correção do artigo.
*A forma masculina foi adotada na redação para facilitar a leitura.