Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato DOCX para Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

Todos os trabalhos (artigos, ensaios, resenhas, entrevistas etc.) terão sua publicação condicionada à aprovação do Comitê Editorial, que será baseada em dois pareceres favoráveis à publicação de pareceristas ad hoc no formato "avaliação às cegas" (double blind review) e eventuais sugestões de modificações serão previamente acordadas com o autor responsável pela submissão do trabalho. Serão aceitos artigos escritos em português, inglês ou espanhol. Outros idiomas poderão ser aceitos mediante aprovação do Comitê Editorial.

Os artigos e ensaios deverão observar a seguinte padronização:

1. Máximo de 30 (trinta) páginas, com  margem superior 3,0; inferior 2,0; esquerda 3,0; e direita 2,0; todas numeradas, salvas no programa Word para Windows com espaçamento entre linhas de 1,5. O título em fonte Times New Roman 16 (dezesseis) negrito (não usar caixa alta) alinhado à esquerda. O corpo do texto em fonte Times New Roman 12 (doze), subtítulos em fonte Times New Roman 12 negrito (não usar caixa alta) e sem numeração. Não utilizar espaçamento entre parágrafos, com recuo na 1ª linha de 1,25 cm;

2. Ao final do artigo, incluir quatro palavras-chave e resumo de 200 palavras em português, inglês e espanhol, contendo uma síntese dos propósitos, dos métodos empregados e das principais conclusões do trabalho. Os resumos devem ser redigidos em fonte Times New Roman 10, espaço simples; e

3. As citações diretas superiores a 3 linhas no texto devem ser destacadas em parágrafo separado, destacadas em corpo e fonte menor, com recuo de 2,5 cm, espaço simples e fonte 10.

As resenhas deverão observar a seguinte padronização:

1. devem ser elaboradas a partir de livros que abordem temáticas pertinentes ao Foco e Escopo da Revista. Recomenda-se que os livros escolhidos tenham como máximo 3 anos da data de sua publicação; e

2. Máximo de 10 (dez) páginas, com  margem superior 3,0; inferior 2,0; esquerda 3,0; e direita 2,0; todas numeradas, salvas no programa Word para Windows com espaçamento entre linhas de 1,5. O título em fonte Times New Roman 16 (dezesseis) negrito (não usar caixa alta) alinhado à esquerda. O corpo do texto em fonte Times New Roman 12 (doze), subtítulos em fonte Times New Roman 12 negrito (não usar caixa alta) e sem numeração. Não utilizar espaçamento entre parágrafos, com recuo na 1ª linha de 1,25 cm. 

As entrevistas deverão observar a seguinte padronização:

1. Máximo de 20 (vinte) páginas, com  margem superior 3,0; inferior 2,0; esquerda 3,0; e direita 2,0; todas numeradas, salvas no programa Word para Windows com espaçamento entre linhas de 1,5. O título em fonte Times New Roman 16 (dezesseis) negrito (não usar caixa alta) alinhado à esquerda. O corpo do texto em fonte Times New Roman 12 (doze), subtítulos em fonte Times New Roman 12 negrito (não usar caixa alta) e sem numeração. Não utilizar espaçamento entre parágrafos, com recuo na 1ª linha de 1,25 cm.; e

2. Ao final da entrevista, incluir quatro palavras-chave e resumo de 200 palavras em português, inglês e espanhol, contendo uma síntese do currículo do entrevistado, objetivos da entrevista e principais pontos debatidos.

Os dossiês temáticos deverão observar a seguinte padronização:

1. O Comitê Editorial da REPAM entende por dossiê temático um conjunto de trabalhos relativos a uma temática comum, seja de natureza ensaística ou analítica, resultantes de estudos e pesquisas originais. Os autores que comporão o dossiê temático deverão se originar de diferentes instituições e países dos proponentes, evitando sua concentração em certas instituições, regiões ou países, sendo incentivada a ampla partição internacional;

2. O dossiê temático deverá ser organizado por dois ou três proponentes e o texto da proposta deverá ser submetido a repam-ela@unb.br. O texto da proposta deve conter o título e subtítulo,  quando houver, definir com clareza os objetivos, a justificativa e a relação da temática com o "Foco e Escopo" da Revista, como também apresentar eixos temáticos que comporão a chamada do dossiê. O texto de proposta não deve ultrapassar 600 palavras e deverá ser redigido nas três línguas publicadas pela Revista: português, castelhano e inglês;

3. Os proponentes do dossiê temático terão seu dossiê aprovado para publicação quando, ao menos quatro dos trabalhos submetidos forem aprovados pelos avaliadores ad hoc na metodologia double blind review. No caso de reprovação da composição do dossiê, em função do não atendimento do quantitativo mínimo de quatro artigos, aqueles artigos propostos pelos/as organizadoras que forem aprovados terão sua publicação individualizada;

4. Os proponentes do dossiê serão convidados a atuar como co-editores do número, colaborando com a Direção da REPAM no processo editorial do respectivo número.

As referências bibliográficas deverão aparecer no próprio texto, com a menção do último sobrenome do autor, acompanhada do ano da publicação e do número da página, quando necessário.

Exemplo 1:

Mesmo nas empresas, isto é, na esfera social que praticamente inventou e desenvolveu o modelo racional, esfera que é a origem da racionalização do mundo, um sociólogo da seriedade de Crozier (1989, p. 200) notou que "o que conta não é o objetivo preciso visado, mas o encaminhamento, o desenvolvimento, as vias a serem abertas."

Exemplo 2:

Seria a sociedade, indagava ele em seu "Détermination du fait moral", "basicamente um conjunto de idéias, de crenças, de sentimentos de todos os tipos, que se realizam através dos indivíduos"? (Durkheim, 1974, p. 79).

As referências bibliográficas deverão, impreterivelmente, ser listadas ao final do trabalho, em ordem alfabética, observando-se as seguintes normas:

Livro

SOBRENOME DO AUTOR (em maiúsculas), Nome do autor. Título do livro (em itálico). Número da edição (se não for a primeira). Tradução (se tratar-se de obra traduzida). Local da publicação, Nome da editora, ano da publicação.

Exemplo:

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Juiz de Fora-MG: Ed. UFJF, 2005.

Artigo em periódico

SOBRENOME DO AUTOR (em maiúsculas), Nome do autor. "Título do artigo" (entre aspas). Nome do periódico (em itálico), Volume (v.) e número do periódico (n.), número das páginas (pp.), ano da publicação.

Exemplo:

JONES, Bruce D. "Intervention without borders: humanitarian intervention in Rwanda, 1990-94". Millennium, v. 24, n. 2, pp. 225-249, 1995. 

Capítulo de livro

SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO (em maiúsculas), Nome do autor do capítulo. "Título do capítulo" (entre aspas). In: nome completo do autor geral do livro (função do autor geral do livro entre parênteses e abreviado). Título geral do livro (em itálico). Local de publicação: Nome da editora, ano da publicação, intervalo das páginas do capítulo.

Exemplo:

MOLINO, Leonardo. "Problemas y ocpiones en la comparación" in MOLINO, Leonardo, SARTORI, Giovanni. La comparación en las ciências sociales. Madrid: Alianza Editorial, 1994, pp 13-27. 

Tese, dissertação de mestrado ou monografia (TCC)

SOBRENOME, Iniciais do Nome. Título da Tese (Itálico). Tese (categoria) – Nome da Instituição. Local, Ano de publicação.

Exemplo:

SEABRA, Raphael Lana. A primeira Revolução do Século XXI? Socialismo e Bolivarianismo na Venezuela. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília. Brasília, 2012.

Artigo ou matéria de jornal em meio eletrônico
 
As referências devem obedecer aos padrões indicados para artigo e/ou matéria de jornal, de acordo com 7.7.7, acrescidas do DOI (se houver) e de informações relativas à descrição física do meio eletrônico (CD-ROM, online e outros). Quando se tratar de artigos consultados online, ver 6.6.
 
Exemplo 1
 
VERÍSSIMO, L. F. Um gosto pela ironia. Zero Hora, Porto Alegre, ano 47, n. 16.414, p. 2, 12 ago. 2010. Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jspx?uf=1&action=fip. Acesso em: 12 ago. 2010.
 
Exemplo 2:
 
PROFESSORES terão exame para ingressar na carreira. Diário do Vale, Volta Redonda, v. 18, n. 5877, 27 maio 2010. Caderno Educação, p. 41. Disponível em: http://www.bancadigital.com.br/diariodovale/ reader2/Default.aspx?pID=1&eID=495&lP=38&rP=39&lT=page. Acesso em: 29 set. 2010. 
 
Parte de evento em meio eletrônico 
 
As referências devem obedecer aos padrões indicados para trabalhos apresentados em evento, de acordo com 7.8.4, acrescidas do DOI (se houver) e de informações relativas à descrição física do meio eletrônico (disquetes, CD-ROM, online e outros). Quando se tratar de obras consultadas online, ver 6.6.
 
Exemplo 1
 
GUNCHO, M. R. A educação à distância e a biblioteca universitária. In: SEMINÁRIO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 10., 1998, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Tec Treina, 1998. 1 CD-ROM.
 
Exemplo 2
 
PALETTA, F. A. C. et al. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Biblioteca do Conjunto das Químicas/USP: digitalização retrospectiva: estudo de caso. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 16.; SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS, 2., 2010, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: UFRJ; São Paulo: CRUESP, 2010. 1 pen drive.
 
Exemplo 3 
 
BADKE, T.; ZACARIAS, R. Certifcação e assinatura digital. In: INTERLOGOS, 2006, Vitória. [Anais]. Vitória: AARQUES, 2006. 1 CD-ROM. Diretório: \Palestrates\Palestras de 24 de Agosto.
 
Documento de acesso exclusivo em meio eletrônico
 
Inclui bases de dados, listas de discussão, programas de computador, redes sociais, mensagens eletrônicas, entre outros.. Os elementos essenciais são: autor, título da informação ou serviço ou produto, versão ou edição (se houver), local, data e descrição física do meio eletrônico. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.
 
Exemplo 1 
 
APPLE. OS X El Capitan. Versão 10.11.6. [Cupertino]: Apple, c2017.
 
Exemplo 2
 
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Biblioteca Central. Normas.doc: normas para apresentação de trabalhos. Curitiba, 1998. 5 disquetes, 3 ½ pol. Word for Windows 7.0.
 
Exemplo 3 
 
A GAME of Thrones: the board game. 2nd. ed. Roseville: FFG, 2017. 1 jogo eletrônico. 
 
Exemplo 4 
 
OLIVEIRA, José P. M. Repositório digital da UFRGS é destaque em ranking internacional. Maceió, 19 ago. 2011. Twitter: @biblioufal. Disponível em: http://twitter.com/#!/biblioufal. Acesso em: 20 ago. 2011.
 
Exemplo 5 
 
BIONLINE discussion list. [S. l.], 1998. List maintained by the Bases de Dados Tropical, BDT in Brasil. Disponível em: lisserv@bdt.org.br. Acesso em: 25 nov. 1998. 

Veja o TEMPLATE DA SUBMISSÃO

Ensaios

Textos de ensaio, livres de avaliação, mas submetidos à apreciação do comitê editorial.

Artigos

Política padrão de seção

Dossiê: A comida e a Fome - reflexões sobre transformações e diversidade dos sistemas alimentares contemporâneos

Organizadores:

Marisa Barbosa Araújo (UFV/UFRR)

Elaine Moreira (UNB)

Marcos Pellegrini (DSEI YY/UFRR)

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.