LUZES! CÂMERA! DIREITO! REFLEXÕES SOBRE UMA APROXIMAÇÃO DIREITO E CINEMA A PARTIR DA MATRIZ TEÓRICA DE NIKLAS LUHMANN
Palabras clave:
comunicação; direito; cinema; pedagogia.Resumen
Tendo em vista a perceptível prevalência na sociedade contemporânea da imagem como elemento generalizado de comunicação, em detrimento, por exemplo, de uma cultura escrita, este trabalho se embasará na arte imagética, principalmente o cinema, para realizar uma observação acerca das possibilidades de reflexão do sistema do direito, seu operar e sua atuação sobre um ponto que ele mesmo não pode observar (seu pressuposto operativo). Tal percurso será realizado observando-se as fricções entre arte-e-direito para a oferta de novos sentidos sobre os quais se pautará esta monografia. Para a concretização do caminho, efetivou-se semeadura de pensamentos na seara da pedagogia do direito e leituras diversas acerca de pedagogia e teoria do direito a partir da lente sistêmica segundo Niklas Luhmann, referencial teórico adotado.
Descargas
Citas
ALVES, Daniela Rodrigues. Sobrevoando verdes campos: um estudo sobre a perspectiva interdisciplinar “Direito e Cinema”. Monografia de conclusão de curso apresentada à Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientação: Juliana Neuenschwander Magalhães. Dezembro de 2005.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução: Fernando Tomaz. 8A ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
______. Sobre a televisão. Tradução: Maria Lúcia Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.
CHUEIRI, Vera Karam de. A dimensão jurídico-ética da razão: o liberalismo jurídico de Dworkin. In ROCHA, L. S. (org.). Paradoxos da auto-observação: percursos da teoria jurídica contemporânea. Curitiba: JM Editora, 1997.
CORSI, Giancarlo; ESPOSITO, Elena; BARALDI, Claudio. Glosario sobre la teoría social de Niklas Luhmann. Ciudad del México: Universidad Iberoamericana, ITESO, Editorial Anthropos, 1996.
DWORKIN, Ronald. O Império do Direito. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
FECHINE, Yvana. Televisão e presença: uma abordagem semiótica da transmissão direta. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008.
FERRI, Enrico. Os criminosos na arte e na literatura. Porto Alegre: Ricardo Lenz Editor, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reeencontro com a pedagogia do oprimido. 11ª ed. São. Paulo: Paz e Terra, 2003.
GADAMER, Hans-Georg & FRUCHON, Pierre (org.). O problema da consciência histórica. 3A ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2006.
______. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 8A ed. Petrópolis: Vozes, Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2007.
GAUER, Ruth M. Chittó (org.). A qualidade do tempo: para além das aparências históricas. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2004.
LACERDA, Gabriel. O direito no cinema: relato de uma experiência didática no campo do direito. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2007.
LUHMANN, Niklas. A improbabilidade da comunicação. 4A ed. Lisboa: Vega Passagens, 2006.
______. A realidade dos meios de comunicação. Col. Comunicação. São Paulo: Paulus, 2005a.
______. El arte de la sociedad. México: Universidad Iberoamericana & Editorial Herder, 2005b.
______. Introdução à teoria dos sistemas: aulas publicadas por Javier Torres Nafarrate. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.
______. Sistemas Sociales: lineamientos para una teoría general. Rubí (Barcelona): Anthropos; México: Universidad Iberoamericana; Santafé de Bogotá: CEJA, Pontifícia Universidad Javeriana, 1998.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Ed. Rev. E Ampliada pelo Autor. 10 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
NEUENSCHWANDER MAGALHÃES, Juliana et alli. A interpretação jurídica como integridade à luz da teoria da interpretação de Ronald Dworkin. in IX INIC - Encontro Latino-Americano de Iniciação Científica, 2005, São José dos Campos.
______. Law and cinema: knowing law through art. In XXIII World IVR Congress of Philosophy of Law and Social Philosophy, 2007, Cracóvia. Law and Legal Cultures in the 21st century: Diversity and Unity, 2007.
PIRES DA SILVA, Nádia Teixeira. A imagem do direito e a imagem como direito na sociabilidade contemporânea. Esboço para uma observação sociológica desde a matriz sistêmica de Niklas Luhmann. Monografia de conclusão de curso apresentada à Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientação: Juliana Neuenschwander Magalhães. Dezembro de 2008.
______. Relações direito e arte. Reflexões desde Luhmann e Gadamer. Artigo ainda inédito gentilmente cedido pela autora, 2009.
WARAT, Luis Alberto. Introdução geral ao direito: interpretação da lei: temas para uma reformulação. vol. 1. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris Editor, 1994.
______. La ciudadanía sin ciudadanos: tópicos para un ensayo interminable. Revista 26 - Ano XIV, julho/1993, pp. 1-17. Disponível em: . Acesso em: 24/08/2008.
______. Territórios desconhecidos: a procura surrealista pelos lugares do abandono do sentido e da reconstrução da subjetividade. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004.
WIENER, Norbert. Cibernética e sociedade: o uso humano de seres humanos. 9ª ed. São Paulo: Cultrix, s/d.