Memória Institucional

17ª Edição e 18ª Edição - 2020

No ano marcado pela pandemia da COVID-19, muitos foram os desafios enfrentados pela gestão de 2020, especialmente tendo em vista a missão de continuar incentivando a produção acadêmica em meio às turbulências sociais e de maneira remota. Cientes dos desafios enfrentados por toda a sociedade, uma primeira atividade desenvolvida foi a realização de debates, em forma de webnários, intitulados “Diálogos Acadêmicos RED|UnB: Uma Visão 360° da Crise do COVID-19”, que reuniu grandes especialistas para discutir os desdobramentos da pandemia para as áreas da saúde, da economia, dos Direitos Humanos, da política e da vida em sociedade.

Além dos eventos desenvolvidos, outras inovações de 2020 foram a implementação do Blog RED|UnB e do REDCast, podcast que buscou incentivar debates por meio de entrevistas com juristas que se destacam internacionalmente, como Gonçalo Almeida, Juiz Conselheiro do Tribunal Constitucional de Portugal; Susanne Baer, Ministra da Corte Constitucional da Alemanha; e Humberto Sierra Porto, Juiz da Corte Interamericana de Derechos Humanos.

Por fim, também vale destacar o aumento da periodicidade da revista: as publicações da RED ocorreram semestralmente e contaram com artigos de altíssima qualidade. Na sessão de artigos convidados, tivemos a honra de publicar artigos da Ministra Regina Helena Costa, do STJ; da Ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, do STM; do Ministro Sérgio Silveira Banhos, do Tribunal Superior Eleitoral; do Ministro Bruno Dantas, do TCU, em coautoria com Caio Victor Ribeiro dos Santos; do Mark Tushnet, William Nelson Cromwell Professor of Law da Harvard Law School; e do Mohamed A. Arafa, Assistant Professor of Law da Alexandria University Faculty of Law, em coautoria com Jonathan G. Burns.

16ª Edição - 2019

Para a gestão de 2019, os principais desafios foram alavancar o status institucional da RED e desenvolver internamente as diretorias da Revista. Nesse período, os editores-chefes buscaram ir além do reconhecimento e do parâmetro objetivo de avaliação da CAPES. A maior das metas foi desenhar uma estratégia que fizesse com que a RED tomasse o devido espaço no ambiente acadêmico e fosse reconhecida como um periódico de referência, não somente dentro da UnB, mas pelo Brasil a fora. A gestão trabalhou para estabelecer uma tática de marketing mais incisiva, que difundisse o trabalho e os valores da Revista, e para realizar um evento de natureza acadêmica impactante para comunidade universitária, que não se lançasse a 16ª Edição da RED, mas também pudesse canalizar diversas visões de mundo através de uma plataforma plural em todos os sentidos. Por isso, com a visão de trazer para o ambiente universitário as discussões mais atuais da academia global, a cerimônia de lançamento da Edição impressa do periódico teve como temática O Papel das Cortes Constitucionais nas Democracias Modernas: um Diálogo entre Brasil, Uruguai e Colômbia, com a presença da Ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal; o Ministro Eduardo Turell, atual presidente da Suprema Corte de Justiça do Uruguai; e Dr. Diego González, Magistrado Auxiliar na Corte Constitucional da Colômbia. A RED contou ainda com a publicação de artigos de nomes como o professor Richard Albert, da University of Texas at Austin, o Ministro Gilmar Mendes, do STF, o Ministro Reynaldo Soares, do STJ e o Ministro Ives Gandra, do TST.

12ª Edição a 15ª Edição - 2016-2018

A gestão que coordenou a revista entre 2016 e 2018 teve como grande desafio reativar a RED, que estava descontinuada. Com auxílio de diversos professores da faculdade que acreditavam na importância do projeto, os editores focaram na realização de uma reconstrução estrutural e sistêmica do periódico. Durante esse período, o grupo conseguiu angariar publicações de autores relevantes no cenário internacional, como os Professores Cass Sunstein e Gustavo Albano Abreu, bem como melhorar a qualificação do período no ranking da Capes. No decorrer da gestão, os integrantes se juntaram para financiar a impressão de alguns exemplares, dada a importância de se ter edições físicas da Revista. Como resultado do trabalho desempenhado, foram publicadas quatro edições, sendo a última a Edição Especial em Direito do Trabalho, feita em parceria com o Grupo de Pesquisa da Profª. Gabriela Delgado, em celebração dos 30 anos da Constituição.

11ª Edição - 2013

Para a gestão de 2013, a missão central era manter a RED em pleno funcionamento, integrá-la com outros projetos da Faculdade de Direito e despertar o interesse dos estudantes, especialmente bacharelandos, para o mundo das publicações acadêmicas. Após um abrangente processo seletivo, a gestão passou por um procedimento de rejuvenescimento e expansão com o objetivo de setorizar as atividades internas da Revista e facilitar a superação das dificuldades, criando diretorias e funções específicas para os objetivos daquele ano. Assim, a RED buscou obter suficiente apoio institucional e financeiro para publicar aquela Edição, fomentar outras atividades acessórias e estimular e preparar os novos integrantes da Revista para o desenvolvimento das funções do periódico e de atividades de pesquisa no geral. Mesmo com os diversos entraves, a gestão lançou a 11ª Edição em um evento desenvolvido em parceria com o Centro Acadêmico e, ainda, organizou um mini-curso com a temática da pesquisa aplicada em direito. Além dos eventuais artigos  cientí­ficos, diversos grupos de pesquisa enviaram relatórios de atividades anuais e membros da própria gestão da RED realizaram uma entrevista exclusiva com o Desembargador Federal Nêviton Guedes para integrar o conteúdo do periódico naquele ano.

10ª Edição - 2012

9ª Edição - 2010

8ª Edição - 2009

7ª Edição - 2008

6ª Edição - 2007

5ª Edição - 2001

4ª Edição - 2000

3ª Edição - 1999

2ª Edição - 1997

1ª Edição - 1996