Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

Os trabalhos submetidos para avaliação na Revista dos Estudantes de Direito da UnB podem ser escritos em Português ou Inglês. Conforme apresentado na seção de políticas editorais, todos os trabalhos submetidos devem ser originais e inéditos e não devem estar em processo de avaliação em outro periódico. Além disso, todos os artigos passarão por um processo de revisão por pares double-blind review.

O Editor rejeitará os trabalhos que não apresentarem condições mínimas ou que não estejam alinhados com a política editorial da revista, sem a necessidade de encaminhar parecer ao autor.

Trabalhos publicados em decorrência de atividades financiadas por quaisquer órgãos de fomento, por exemplo, CNPq, CAPES, FAPESP dentre outros, deverão fazer menção ao apoio recebido, após as referências, com as seguintes notas: a) trabalho assinado por um autor: “O presente trabalho foi realizado com o apoio da (Nome da Instituição por extenso)"; b) trabalho assinado por mais de um autor: “Beneficiário de auxílio financeiro da (Nome da Instituição por extenso)".

Após a aceitação do artigo para publicação em uma edição da RED|UnB, os autores deverão providenciar o identificador ORCID. Informações sobre o ORCID podem ser visualizadas no seguinte website: https://orcid.org/about/what-is-orcid/mission

 

Linha Editorial

A linha editorial da RED/UnB segue as diretrizes do Programa Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, mas não se limita a ela.

Linha de Pesquisa Movimentos Sociais, Conflito e Direitos Humanos

Sublinhas de Pesquisa:

  • Direito Achado na Rua, Pluralismo Jurídico e Direitos Humanos
  • Bioética, Acesso à Justiça e Etnografia
  • Justiça de Transição

Linha de Pesquisa Constituição e Democracia

Sublinhas de Pesquisa:

  • Filosofia Política, Teoria Constitucional e Democracia
  • Instituições Jurídicas, Separação de Poderes e Processo Constitucional
  • História Constitucional e Historiografia

Linha de Pesquisa Internacionalização, Trabalho e Sustentabilidade

Sublinhas de Pesquisa:

  • Internacionalização: Aspectos Públicos e Privados
  • Mundo do Trabalho, Constituição e Transformações na Ordem Social
  • Sustentabilidade, Meio Ambiente e Direitos Humanos

Linha de Pesquisa Transformações na Ordem Social e Econômica e Regulação

Sublinhas de Pesquisa:

  • Regulação e Transformações na Ordem Econômica
  • Regulação Social e Políticas Públicas de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação
  • Transformações no Direito Privado, Empresa, Mercado e Concorrência

Linha de Pesquisa Criminologia, estudos étnicos-raciais e de gênero

Sublinhas de Pesquisa:

  • Criminologia, Política Criminal e Segurança Pública
  • Estudos de Gênero e Relações Étnico-raciais
  • Dogmáticas críticas e Direitos Humanos

 

Periodicidade

A Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília (RED|UnB) possui periodicidade semestral. Cada edição tem, no mínimo, 14 artigos.

 

Normas Gerais de Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas poderão ser rejeitadas pela Equipe Editorial.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso o artigo tenha sido publicado em algum evento científico, os autores deverão informar aos editores no campo apropriado. Os casos excepcionais serão analisados pelo Conselho Diretor, que goza de discricionariedade para tanto.
  • Todos os autores e coautores do trabalho devem possuir Currículo Lattes cadastrado e devidamente atualizado.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto usa fonte Times New Roman de 12-pontos; espaçamento 1,5; margem de 3cm superior e esquerda, 2 cm inferior e direita; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • Os trabalhos estão escritos em português ou inglês .
  • O artigo está assinado por, no máximo, 3 (três) autores/as. Caso este número seja ultrapassado, é necessário justificar, no campo “Comentários do Autor”, a participação de cada autor/a no texto
  • Não serão aceitos para avaliação, simultaneamente, mais de dois artigos com um mesmo autor. Serão preliminarmente rejeitados pelo Comitê Editorial os artigos submetidos por um autor/coautor que já possua dois artigos em avaliação pela Revista.
  • As referências estão em conformidade com a norma NBR 6023:2002 da Associação

 

Formato de Submissão

O documento para avaliação deve ser apresentado no formato descrito a seguir.

Editor de texto

  • Word;
  • OpenOffice; e
  • RTF.

Configuração

  • Tamanho do papel: A4 (29,7 x 21 cm);
  • Margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2 cm;
  • Fonte: Times New Roman tamanho 12;
  • Espaçamento: 1,5 (entre caracteres, palavras e linhas);
  • Número de páginas: o trabalho deve conter entre 10 e 25 páginas, incluindo as referências bibliográficas.

As ilustrações, tabelas, quadros e gráficos não poderão ser coloridos e devem estar em formato editável (Word, Power Point ou Excel), fonte tamanho 10 e apresentar: numeração sequencial em algarismos arábicos, título, fonte das informações e legenda, se aplicável.

Conteúdo da primeira página

  • Título (sem abreviações) do trabalho centralizado, em português e em inglês;
  • Resumo em português e inglês, contendo o objetivo do trabalho, os recursos metodológicos utilizados, resultados e conclusões alcançados, envolvendo no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) linhas;
  • Palavras-chave (em português) e keywords (em inglês) - no mínimo três e no máximo cinco.

Citações

As citações devem ser elaboradas segundo a norma NBR 10520:2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Utiliza-se o sistema autor-data conforme os exemplos a seguir (consultar a norma completa para os demais casos não apresentados aqui):

  • Publicação com um autor: Rodrigues (2005) ou (RODRIGUES, 2005);
  • Publicação com dois autores: Parente e Ferreira (2007) ou (PARENTE; FERREIRA, 2007);
  • Publicação com três autores: Ladeira, Santini e Araujo (2012) ou (LADEIRA; SANTINI; ARAUJO, 2012);
  • Publicação com quatro ou mais autores: citar penas o primeiro e adicionar a expressão et al. em seguida – Cardoso et al. ou (CARDOSO et al., 2008);
  • Havendo mais de um trabalho do mesmo autor, no mesmo ano, adicionar letras minúsculas (a, b, c, d etc.), em ordem alfabética, imediatamente após a data (SOBRENOME, 2010a; SOBRENOME, 2010b);
  • As citações indiretas (texto baseado na obra do autor consultado) devem estar SEM ASPAS, seguidas apenas do sobrenome do(s) autor(es) e do ano de publicação da obra;
  • As citações diretas (transcrição textual de parte da obra do autor consultado) devem estar ENTRE ASPAS, seguidas do sobrenome do(s) autor(es), ano de publicação e página(s).
  • As citações diretas com MAIS DE TRÊS LINHAS, devem ser aparecer em parágrafo isolado, em espaço simples, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto, SEM ASPAS e seguidas da referência (SOBRENOME, ano, p. 12).

Referências

As referências devem ser elaboradas de acordo com a norma NBR 6023:2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Devem ser apresentadas em ordem alfabética ao final do artigo, respeitando as seguintes regras gerais (consultar a norma completa para os demais casos não apresentados aqui):

  • Abreviar o(s) prenome(s) do(s) autor(es) depois de seu(s) sobrenome(s);
  • Caso a publicação apresente quatro ou mais autores, referenciar apenas o primeiro e adicionar a expressão et. al em seguida;
  • As referências devem apresentar apenas as obras citadas no corpo do texto (citação direta e indireta, conforme NBR 10520:2002);
  • Deve-se utilizar o destaque em itálico para os títulos das publicações (os subtítulos não são grifados);
  • Verificar se todas as referências citadas ao longo do texto constam na listagem final e vice-versa.

Exemplos:

Livros

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes abreviados. Título do livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Capítulos de livros

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes abreviados. Título do capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes abreviados. Título do livro. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final.

Periódicos

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes abreviados. Título do artigo: subtítulo. Título do Periódico, Local de publicação (Opcional), número do volume (v.), número do fascículo (n.), páginas inicial e final do artigo, mês(es) (jan./mar.). Ano de publicação.

Obs: Para artigos científicos, adicionar preferencialmente o DOI ao final da referência.

Teses, dissertações e monografias

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes abreviados. Título da tese/dissertação/monografia. Ano. Número de páginas ou folhas (169 f.). Tese, Dissertação ou Monografia (Doutorado, Mestrado ou Graduação em ... (área de concentração)) – Vinculação acadêmica (programa de pós, faculdade, universidade etc.), local da defesa, ano de publicação.

Anais de eventos

SOBRENOME, Prenomes abreviados. Título: subtítulo. In: Nome do evento (em CAIXA ALTA), numeração do evento (11., 5., 24. etc.), ano, local (cidade) de realização. Anais...Local: Editora, data de publicação e página inicial e final (se houver). Disponível em: <url, se houver>. Acesso em: dia mês (abreviado, com exceção de maio). Ano.

Documento eletrônico

BRASIL. Congresso. Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004. Dispõe sobre incentivos à inovação e  pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.973.htm>. Acesso em: 25 ago. 2013.

O(s) autor(s) que desconsiderar(em) os parâmetros antes descritos terão seu trabalho devolvido para providenciar as adequações cabíveis.

 

Anonimato

A fim de assegurar a integridade da double-blind peer review, os autores e avaliadores devem tomar todos os cuidados possíveis para não revelar suas identidades durante o processo. Isso exige que autores, editores e avaliadores tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  • Os autores do documento devem excluir seus nomes de todo o texto e, quando realizaram autocitação, fazê-lo em terceira pessoa ao invés de se referir a “minha obra anterior”. Não deve constar do documento nenhum tipo de identificação dos autores (mini currículo sob o título do artigo, nota de rodapé com dados de autoria, referência no corpo do texto a obra anterior publicada que faça referência aos autores de qualquer outra forma que não na terceira pessoa)
  • Nos documentos submetidos, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento.
    • Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
    • Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

 

Processo de Avaliação

A RED|UnB adota o processo de double-blind peer review na avaliação dos trabalhos submetidos. Por esta razão, ao submeter um texto Revista, o(s) autor(es) não poderá(ão) identificar seu(s) respectivo(s) nome(s) no corpo do texto. Caso isso ocorra, o trabalho será automaticamente desconsiderado. Os dados relativos à autoria do trabalho devem ser registrados na página de submissão do texto. Deste modo, o processo de avaliação e aceitação dos artigos seguirá o seguinte procedimento:

  1. O Conselho Diretor apreciará se o trabalho submetido se adequa à política editorial da Revista e às normas básicas de formatação expressas no presente documento;
  2. Caso estejam adequados, o Conselho Diretor remeterá o trabalho, sem identificação de autoria, para dois pareceristas externos de acordo com a área do Direito abordada para uma avaliação qualitativa de forma e conteúdo. Na hipótese de falhas de formatação, o Conselho Diretor devolverá o trabalho ao autor, indicando um prazo breve para que sejam sanadas e para que o trabalho possa ser encaminhado aos pareceristas;
  3. Após a apreciação dos trabalhos, os pareceristas enviarão parecer escrito e fundamentado com recomendação de “aprovação”, “reprovação” ou “aprovação com ressalvas”, em prazo a ser estipulado pelo Conselho Diretor.
  4. Os pareceres poderão conter indicações de bibliografia, sugestões de mudanças na estrutura dos textos, acréscimo ou subtração de informações, críticas, elogios, sugestões e outras observações julgadas pertinentes pelos pareceristas para a melhoria do conteúdo do artigo e para a adequação deste aos critérios definidos pela Revista.
  5. Em caso de parecer favorável à publicação condicionada a modificações pelo autor, este será notificado e as deverá realizar em até 10 (dez) dias corridos, sob pena de não publicação do artigo;
  6. Após a submissão do trabalho corrigido, em caso de aprovação condicionada, o artigo será submetido avaliação do Conselho Diretor para verificar se as modificações solicitadas foram realizadas ou não. Em caso de inadequação insuperável, o trabalho será rejeitado;
  7. Os Editores selecionarão os trabalhos a serem publicados levando em conta as avaliações do Conselho Consultivo, a relevância do tema, a originalidade da abordagem, o bom delineamento do objeto de pesquisa, a adequação à metodologia científica e outros critérios julgados pertinentes.

 

Critérios de Avaliação

Originalidade do trabalho

Tendo em vista as pesquisas nacionais e internacionais, será avaliado se o trabalho é original em relação ao tratamento da temática; ou seja, o tema deve ser relevante e a abordagem original. A inovação pode se dar em relação ao recorte empírico, à problemática, aos aspectos metodológicos e/ou aos resultados.

Contribuição empírica e/ou teórica

O trabalho apresenta contribuições de ordem empírica e/ou teórica úteis à compreensão do Direito.

Percurso metodológico claro e consistente

O trabalho deve indicar adequadamente a metodologia utilizada; correlacionando dados e resultados com o problema e os objetivos propostos.

Diálogo entre o referencial teórico e a descrição, interpretação e análise

Critério de análise da interface entre o referencial teórico, a descrição, a interpretação e a análise, de modo que a pesquisa tenha consistência teórica e que a conclusão responda adequadamente à problematização apresentada.

Título, resumo, palavras-chave, introdução e conclusão

A obra deve apresentar coerência entre o título e o conteúdo do texto. O resumo deve apresentar a temática da pesquisa, as técnicas, os métodos de pesquisas utilizados e os principais resultados. As palavras-chave devem refletir os termos mais importantes da discussão. A introdução deve se ater ao contexto, à problemática teórica/empírica, às questões de pesquisa, aos objetivos e à justificativa. A conclusão deve retomar a questão de pesquisa e os objetivos, apresentando uma síntese dos resultados e das possíveis limitações.

Aspectos relativos à forma

O texto deve observar as orientações indicadas na aba “Submissão” em relação ao formato e às normas da ABNT, respeitando as exigências da escrita acadêmica por meio de uma coerente e coesa organização do texto.

 

Calendário da Revista

Submissão

13.2.2021 a 05.4.2021

Avaliação

06.4.2021 a 05.5.2021

Envio de feedbacks

10.5.2021 a 20.5.2021

Publicação da 19ª edição

05.7.2021

 

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.