O uso de agrotóxicos no Brasil: Uma violação ao Direito Humano de uma alimentação saudável
DOI :
https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24723Mots-clés :
Agrotóxicos. Direitos humanos. Direito a alimentação adequada.Résumé
O presente trabalho visa discutir o uso abusivo de agrotóxicos no Brasil, Ã luz da bioética de intervenção, e seu impacto sobre a saúde humana, como afronta ao Direito Humano a Alimentação Adequada (DHAA). A origem dos agrotóxicos deriva das guerras, em específico, da Segunda Guerra Mundial, no qual imensas quantidades de veneno foram utilizadas como armas químicas, no intuito de aniquilar tropas inimigas. Com o fim da guerra, essas substâncias, sem utilidade, foram armazenadas sem que houvesse uma destinação. Contudo, as indústrias responsáveis pela produção destes produtos químicos, no intuito de obter lucro e dar destinação a estes produtos, veem na agricultura uma oportunidade de ganho, uma vez que essas substâncias poderiam vir a auxiliar no combate a pragas. Assim, esses produtos químicos passaram por um processo de reciclagem e leves modificações, e foram distribuídas aos agricultores, surgindo os agrotóxicos.
Téléchargements
Références
ABRANDH, Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos. O Direito Humano à Alimentação Adequada e o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional. Brasília, 2013.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado. Emenda Constitucional 64/2010.
BURITY V, VALENTE F, et al. Direito Humano à Alimentação Adequada no contexto de Segurança Alimentar e Nutricional. Brasília, DF. ABRANDH, 2010, 204p.
Organização das Nações Unidas. Declaração universal dos direitos humanos [Internet]. 1948 [acesso 30 set 2018]. Disponível em: <https://bit.ly/1yAeHbb>.
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração universal sobre bioética e direitos humanos [Internet]. Unesco; 2005 [acesso 23 set 2018]. Disponível em: https: /bit.ly/1TRJFa9>.