Cuidados paliativos e uso medicinal da Cannabis sativa, fronteiras jurídicas, médicas e bioéticas

Autores

  • Sarah Carvalho Santos Centro Universitário Newton Paiva
  • Camila Mota Cavalcante Centro Universitário Newton Paiva
  • Marcelo Sarsur Centro Universitário Newton Paiva
  • Luciana Dadalto Centro Universitário Newton Paiva

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26350

Palavras-chave:

Cuidados paliativos. Canabidiol. Bioética. Direito à saúde.

Resumo

Os avanços científicos tornaram a morte um evento postergável e reforçaram a abordagem focada na cura, negligenciando os cuidados e o bem-estar em geral do paciente e de seus familiares. O enfermo fora de possibilidades terapêuticas, quer seja no percurso da doença ou em sua fase terminal, apresenta fragilidades específicas de natureza física, psicológica, social e espiritual. Dessa forma, os cuidados paliativos se apresentam como uma abordagem de prevenção e alívio do sofrimento, por meio da identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor. Nessa perspectiva, é preciso abordar sobre o uso terapêutico do canabidiol, substância não psicoativa derivada da Cannabis sativa, usualmente chamada de maconha, como aliado do tratamento paliativo, através de suas elevadas propriedades terapêuticas. No ano de 2015, a ANVISA autorizou através da Resolução ”“ RCD nº 17/2015 a importação desta substância para utilização medicinal, em caráter excepcional, por pessoa física e mediante prescrição médica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sarah Carvalho Santos, Centro Universitário Newton Paiva


Grupo de Estudos e Pesquisa em Bioética do Centro Universitário Newton Paiva ”“ GEPBio/MG. 
.

Camila Mota Cavalcante, Centro Universitário Newton Paiva


Grupo de Estudos e Pesquisa em Bioética do Centro Universitário Newton Paiva ”“ GEPBio/MG.

Marcelo Sarsur, Centro Universitário Newton Paiva


Grupo de Estudos e Pesquisa em Bioética do Centro Universitário Newton Paiva ”“ GEPBio/MG.

Luciana Dadalto, Centro Universitário Newton Paiva


Grupo de Estudos e Pesquisa em Bioética do Centro Universitário Newton Paiva ”“ GEPBio/MG.

Referências

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. RESOLUÇÃO - RDC Nº- 17, DE 6 DE MAIO DE 2015. Disponível em: <http://www.saude.mt.gov.br/upload/noticia/1/arquivo/170615163439-SES-MT-A-rdc-anvisa-17-2015---importacao-canabidiol.pdf>. Acesso em 27 de setembro de 2018.

DADALTO, Luciana; SAVOI, Cristiana. Distanásia: entre o real e o ideal, p. 151-165. In: DADALTO, Luciana; GODINHO, Adriano Marteleto; LEITE, George Salomão. Tratado Brasileiro sobre o Direito Fundamental à Morte Digna. São Paulo: Alamedina, 2017.

PESSINI, Leo. A filosofia dos cuidados paliativos: Uma resposta diante da obstinação terapêutica. In: Pessini L, Bertachini L, organizadores. Humanização e cuidados paliativos. São Paulo: Loyola; 2004. p. 181-208.

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Santos, S. C., Cavalcante, C. M., Sarsur, M., & Dadalto, L. (2019). Cuidados paliativos e uso medicinal da Cannabis sativa, fronteiras jurídicas, médicas e bioéticas. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 180. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26350

Edição

Seção

Suplemento

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)