Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

ARTIGO

  • Serão aceitos artigos originais em português, espanhol e inglês; devem ter entre 4000 e 6000 palavras (estão excluídos o título, resumo, palavras-chave, abstract, keywords, dados de identificação e referências). Obs.: Informações de identificação dos autores deve ser incluidas em arquivo separado do artigo;

  • Os trabalhos submetidos não podem ter sido encaminhados a outros periódicos;

  • Os textos devem ser formatados em papel A4, letra Times New Roman, tamanho de fonte 12, espaço simples, com margens de 3cm, numerados na esquina inferior direita assim: Página X de X;

  • Notas de rodapé não são aceitas; a publicação de trabalhos de pesquisa envolvendo seres humanos é de inteira responsabilidade dos autores e deve estar em conformidade com os princípios da Declaração de Helsinque da Associação Médica Mundial (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000, e 2008 e 2013 com restrições), além de atender a legislação específica do país onde a pesquisa foi desenvolvida;

  • As referências devem ser identificadas por sobrenome do autor e ano, entre parênteses, assim: (Nunes, 2015). Quando se tratar de uma referência direta, deverá ser incluída a página, assim: (Nunes, 2015, p. 15);

  • Trechos com citação direta de mais de 3 linhas devem estar em recuo 4cm, texto justificado - referência: sobrenome do autor, ano e página, entre parênteses, assim: (Nunes, 2015,p.15);

  • A critério dos editores, poderão ser aceitas tabelas e figuras.

Folha de rosto 

Deverá estar composta por: título; tradução do título; autores; e-mail de todos os autores; nome, telefone e endereço postal do autor responsável; resumo e palavras-chave; tradução do resumo e das palavras chave;e aprovação do CEP (se aplicável), assim:

O título do artigo, em caixa baixa, deve ser seguido por sua tradução em inglês (não serão aceitas abreviaturas no título e no resumo). Para os textos submetidos em inglês, solicita-se traduzir o título para português.
 O(s) nome(s) do(s) autor(es) deverão ser completo(s), e estar(em) acompanhado(s) pela(s) sua(s) vinculação(ções) institucional(is), cidade(s), estado(s) e país(es), e endereço(s) eletrônico(s). Todos esses dados serão publicados.
 Aprovação do CEP se aplicável (CEP, instituição do CEP, número e data de aprovação), logo após resumo traduzido.
 Nome, telefone, e endereço postal do autor responsável pelo contato acerca de revisões, até a aprovação final do trabalho. Esses dados não serão publicados e serão usados exclusivamente para troca de informações com a equipe editorial em caráter de urgência.
 Resumo conciso, constituído de 120 a 160 palavras no idioma original, além de sua tradução para o inglês (abstract). Para os artigos submetidos em inglês, solicita-se além do abstract, o resumo em português.
 De quatro a seis palavras-chave, descritoras do conteúdo do trabalho, apresentadas no final do resumo na língua original e em inglês (keywords). Para os artigos submetidos em inglês, solicitam-se além das keywords, as palavras-chave em português. Cada palavra separada por ponto, e com a letra inicial em caixa alta. Ex.: Bioética. Saúde. Paciente. Conflito. Interesse. 

Exemplos de Referencias:


Revistas
1. Costa SIF. Bioética clínica e a terceira idade. Revista Brasileira de Bioética 2005; 1(3): 279-88.

Revistas eletrônicas
2. Maia D. O autorretrato revisitado de uma avó. Self - Revista do Instituto Junguiano de São
Paulo 2016; 1(1): 1-4. Acessível em https://self.ijusp.org.br/self/article/view/4/pdf.
Instituição como autor

3. UNESCO. Esboço da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos. Revista
Brasileira de Bioética 2005; 1(2): 213-27.

Sem indicação de autoria

4. Bioethics colonialism? (Editorial). Bioethics 2004; 18(5): iii-iv.

Indivíduo como autor de livro
5. Oliveira MF. Oficinas mulher negra e saúde. Belo Horizonte: Mazza; 1998.

Editor ou organizador como autor de livro
6. Junges JR, Garrafa V (eds.). Solidariedade crítica e cuidado: reflexões bioéticas. São Paulo:
Loyola/São Camilo; 2011.

Capítulo de livro
7. Selli L, Garrafa V. Solidariedade crítica e voluntariado orgânico. In: Junges JR, Garrafa V
(eds.). Solidariedade crítica e cuidado: reflexões bioéticas. São Paulo: Loyola/São Camilo;
2011: 13-21.

Resumo em Anais de Congresso ou trabalhos completos em eventos científicos
8. Caponi S. Os biopoderes e a ética na pesquisa. In: Anais do VI Congresso Mundial de
Bioética. Brasília, Brasil; 2002: 219-220.

Tese, dissertação, monografia
9. Albuquerque MC. Enfoque bioético da comunicação na relação médico-paciente nas
unidades de terapia intensiva pediátrica (tese). Brasília: Universidade de Brasília; 2002.

Publicações do Governo
10. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Projeção da população do Brasil por
sexo e idade 1980-2050 Revisão 2008. Rio de Janeiro: IBGE; 2010.

Documentos jurídicos
11. Brasil. Ministério da Saúde. Portaria n° 1707/GM, de 18/08/2008. Institui, no âmbito do
Sistema Único de Saúde (SUS), o Processo Transexualizador. Brasília: Diário Oficial da
União; 18/08/2008.

Internet
12. Segre M. A propósito da utilização de células-tronco. Acessível em:
http://www.consciencia.br/reportagens/celulas/11.shml.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.