AGROTÓXICOS, SEMENTES TRANSGÊNICAS E NOVAS BIOTECNOLOGIAS
AMARRAS HISTÓRICAS E TENDÊNCIAS ATUAIS
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v14i2.22988Palavras-chave:
Agronegócio, Organismos Geneticamente Modificados, Impactos SocioambientaisResumo
Os agrotóxicos e as sementes transgênicas têm representado um símbolo na consolidação do agronegócio como paradigma técnico, político e ideológico para o campo brasileiro. Podemos incluir nesse pacote, há alguns anos, as novas biotecnologias de manipulação genética. Tal pacote, embora apresentado como necessário ao desenvolvimento nacional, atua no sentido de ampliar os impactos socioambientais, afetando populações do campo e da cidade. Este texto objetiva contribuir para reflexões acerca das amarras históricas que levaram à consolidação do agronegócio, fortalecendo o mercado de agrotóxicos e sementes, agora renovado pela adoção acrítica das novas biotecnologias. O texto se apoia em revisão de literatura e interpretação de dados de fontes secundárias, bem como no acompanhamento do cotidiano político e produtivo conduzido por operadores do Grupo de Trabalho Agrotóxicos e Transgênicos, da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). Os resultados da análise realizada indicam o crescimento no uso de agrotóxicos e transgênicos desproporcional ao crescimento da produção e produtividade agrícola no país, o que nos leva a concluir que há um esgotamento deste modelo, desde que historicamente não apresentou as respostas prometidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Agroecologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.