AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO NO CAMPO: REFLEXÕES A PARTIR DO NÚCLEO DE AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO (GWATÁ)

Autores

  • Murilo Mendonça Oliveira Souza Universidade Estadual de Goiás/Unidade de Goiás Gwatá - Núcleo de Agroecologia e Educação do Campo
  • Dagmar Olmo Talga GWATÁ
  • Gloria Patricia Piedrahita Sarmiento GWATÁ
  • Janiel Divino Souza GWATÁ
  • Adriane Martins Botelho Universidade Estadual de Goiás/Gwatá
  • Joyce Almeida Borges GWATÁ
  • Eduardo Bonfim Oliveira GWATÁ
  • Gleida Gutielle da Silva Melo
  • Robson Sousa Moraes GWATÁ UEG
  • Fábio José Silva CPT

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v13i1.50005

Resumo

A Agroecologia tem se fortalecido como proposta paradigmática para o campo. É resultado da luta de camponeses, dos povos indígenas e das comunidades tradicionais. Nos últimos anos outras organizações têm contribuído na discussão e fortalecimento da Agroecologia. Movimentos sociais, Organizações não governamentais, Instituições de ensino, tem se juntado na construção da Agroecologia. Nesse contexto os Núcleos de Agroecologia vêm desenvolvendo suas atividades. O desafio dos Núcleos, entre os quais se inclui o Núcleo de Agroecologia e Educação do Campo (GWATÁ), tem sido a sistematização das experiências e ações levadas a cabo. O objetivo deste texto, nesse sentido, é de apresentar experiências deste coletivo, sistematizadas a partir de diferentes caminhos metodológicos. Entre as principais experiências sistematizadas, destacamos o apoio à luta pela terra, os processos educativos e a comunicação na Agroecologia. Esperamos contribuir com o debate agroecológico a partir destas reflexões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Mendonça Oliveira Souza, Universidade Estadual de Goiás/Unidade de Goiás Gwatá - Núcleo de Agroecologia e Educação do Campo

Professor do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás/Unidade de Goiás e do Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado (RENAC).

Dagmar Olmo Talga, GWATÁ

Jornalista, mestre em comunicação

Gloria Patricia Piedrahita Sarmiento, GWATÁ

Educadora em Comunicação

Janiel Divino Souza, GWATÁ

Geógrafo

Adriane Martins Botelho, Universidade Estadual de Goiás/Gwatá

Tecnológa em Gest´ão do Turismo

Joyce Almeida Borges, GWATÁ

Professora do Curso de Geografia Universidade Estadual de Goiás

Eduardo Bonfim Oliveira, GWATÁ

Geógrafo

Gleida Gutielle da Silva Melo

Mestranda Geografia Universidade Federal de Goiás

Robson Sousa Moraes, GWATÁ UEG

Professor da Universidade Estadual de Goiás

Fábio José Silva, CPT

Agente da Comissão Pastoral da Terra

Downloads

Publicado

2018-06-13

Como Citar

Souza, M. M. O., Talga, D. O., Sarmiento, G. P. P., Souza, J. D., Botelho, A. M., Borges, J. A., … Silva, F. J. (2018). AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO NO CAMPO: REFLEXÕES A PARTIR DO NÚCLEO DE AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO (GWATÁ). Revista Brasileira De Agroecologia, 13(1). https://doi.org/10.33240/rba.v13i1.50005