AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO NO CAMPO: REFLEXÕES A PARTIR DO NÚCLEO DE AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO (GWATÁ)
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v13i1.50005Resumo
A Agroecologia tem se fortalecido como proposta paradigmática para o campo. É resultado da luta de camponeses, dos povos indígenas e das comunidades tradicionais. Nos últimos anos outras organizações têm contribuído na discussão e fortalecimento da Agroecologia. Movimentos sociais, Organizações não governamentais, Instituições de ensino, tem se juntado na construção da Agroecologia. Nesse contexto os Núcleos de Agroecologia vêm desenvolvendo suas atividades. O desafio dos Núcleos, entre os quais se inclui o Núcleo de Agroecologia e Educação do Campo (GWATÁ), tem sido a sistematização das experiências e ações levadas a cabo. O objetivo deste texto, nesse sentido, é de apresentar experiências deste coletivo, sistematizadas a partir de diferentes caminhos metodológicos. Entre as principais experiências sistematizadas, destacamos o apoio à luta pela terra, os processos educativos e a comunicação na Agroecologia. Esperamos contribuir com o debate agroecológico a partir destas reflexões.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.