Caracterização do manejo alimentar de caprinos e ovinos na microrregião do Cariri Ocidental do estado da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v13i4.50086Palavras-chave:
Agricultura familiar, alimentação, Pequenos RuminantesResumo
A fenação e silagem consistem no cultivo e conservação de plantas forrageiras para serem fornecidas aos animais nos períodos de estiagem, visando reduzir a escassez de alimentos. Este trabalho objetiva caracterizar o manejo alimentar em sistemas de produção de caprinos e ovinos na região semiárida do Estado da Paraíba. O estudo foi realizado em 402 unidades produtivas nos municípios de Serra Branca, Sumé, Amparo e São José dos Cordeiros. Foram aplicados questionários, compilaram-se as informações em arquivo eletrônico e os dados foram analisados pelo SAS®, adotando-se o procedimento “MEANS E FREQ”. O manejo alimentar empregado pelos produtores rurais baseia-se no uso da palma forrageira (Opuntia spp. / Nopalea spp.) e da algaroba (Prosopis juliflora). A fenação e silagem devem ser adotadas para garantir a reserva estratégica de alimentos. A criação de políticas públicas e a inserção de atores envolvidos nessas cadeias produtivas são essenciais para sua consolidação e profissionalização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.