Bioatividade de óleos essenciais de espécies de eucalipto para o controle de Spodoptera frugiperda (J. E. Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae).
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v5i2.49117Palavras-chave:
lagarta-do-cartucho, óleos essenciais, inseticida naturalResumo
Este trabalho tem por objetivo avaliar a ação tóxica e fagoinibidora dos óleos essenciais Corymbia citriodora, Eucalyptus urograndis e Eucalyptus urophylla para o controle de Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae) em milho em ensaios de laboratório e semi-campo. Após a coleta o material botânico fresco foi processado por turbólise na proporção de 200g de matéria fresca para 1 litro de água, e depois levada para a extração de óleo essencial em extrator Clevenger por três horas. Os óleos essenciais obtido foram submetidos ao teste de exposição por ação tópica, fagoinibição com dupla chance de escolha e pulverização em milho, onde foram utilizados indivíduos da espécie Spodoptera frugiperda. Como conclusões, pode-se verificar que, os óleos essenciais C. citriodora, E. urograndis e E. urophylla apresentaram atividade antialimentar sobre S. frugiperda. Os óleos essenciais testados apresentaram efeito de toxidade tópica, sendo o C. citriodora mais eficiente no controle dessa praga, por ocasionar maior taxa de mortalidade. A aplicação dos óleos essenciais das espécies estudadas por pulverização mostrou-se promissoras para o controle de S. frugiperda.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.