Rendimento do capim elefante com adubação orgânica para uso em cama de aviário
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v5i1.49055Palavras-chave:
Adubo orgânico, Cama de aviário, capim, fertilizanteResumo
Com o objetivo de utilizar o capim elefante como matéria-prima para cama de aviários de frangos de corte, este trabalho, realizado no Centro de Ciências Agroveterinárias avaliou a produtividade do capim elefante var. cameron submetido a diferentes doses de adubação orgânica. O adubo utilizado foi cama de aviário de frangos de corte e as quantidades calculadas à fornecer o equivalente a 0, 100, 200, 300, 400 kg de N/hectare em sete repetições seguindo um delineamento inteiramente casualizado, sendo que cada parcela (canteiro) apresentou uma área 9 m2. A análise determinou de 2,51% de N na cama. No plantio foi adicionado em cada parcela 50 kg/ha de P2O5 na forma de supertriplo e 50 kg/ha de N no início do perfilhamento. Após o capim já implantado procedeu-se um corte para homogeneizar as parcelas a uma altura de 0,75 m adicionando-se a quantidade de N correspondente a cada tratamento. Com o capim já crescido fez-se o corte do capim a uma altura de 0,80 m para determinar a quantidade de matéria verde/hectare (kg). Os resultados indicaram que 240 kg de N originado de cama de aviário é a dose correta para se obter suficiente produção de capim elefante visando seu uso como cama de aviário.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Agroecologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.