NÚCLEOS DE ESTUDO EM AGROECOLOGIA: CONSTRUÇÃO COLETIVA E REDES
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v13i1.50006Palabras clave:
Produção orgânica, Cooperação, AquiculturaResumen
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foi criada em 2009, com proposta de interiorização do ensino superior público e gratuito, e atua na promoção do desenvolvimento regional com base nos princípios da Agroecologia, da cooperação e da agricultura familiar. A UFFS possui seis câmpus, dentre eles o câmpus Laranjeiras do Sul, na região da Cantuquiriguaçu, estado do Paraná. Após oito anos de caminhada da UFFS, vários núcleos, programas e projetos foram organizados, elaborados e articulados, com objetivo de desenvolver tecnologias de produção de base ecológica, promover a cooperação, formar e capacitar em Agroecologia. O Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Território da Cidadania da Cantuquiriguaçu (NEA-Cantu), o Núcleo de Estudos em Aquicultura com enfoque agroecológico (AquaNEA), o Núcleo de Estudos em Cooperação (NECOOP) e o Núcleo de Estudos e Agroecologia e Soberania e Segurança Alimentar (NEA- KARU PORÃ) são vetores dessa atuação, trabalhando com atividades de ensino, pesquisa e extensão. O objetivo dessa sistematização foi reunir informações sobre a história de formação e articulação dos núcleos, programas e projetos da UFFS, indicando suas atuações e interconexões.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista pertenecen a los autores, siendo los derechos de primera publicación de la revista.
Licencia
Cuando se publican en esta revista de acceso abierto, con licencia CC BY 4.0, los artículos se distribuyen de forma gratuita y pueden compartirse y adaptarse para cualquier propósito, incluidos los comerciales. Como atribución de uso, la licencia requiere que se otorgue el crédito apropiado, con un enlace a la licencia e indicación de cambios. Esto no significa que el licenciante apruebe el uso de la información contenida en el artículo o la persona que utilizó esa información. También implica la imposibilidad de aplicar medidas legales o tecnológicas que restrinjan el uso de la información por parte de terceros.