Atributos dos Fungos Micorrízicos Arbusculares como Indicadores de Áreas Degradadas e em Recuperação
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v11i2.49800Palabras clave:
fertilidade do solo, glomalina, glomerosporos, qualidade do soloResumen
O objetivo deste estudo foi avaliar atributos dos fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) como os glomerosporos totais, viáveis e não-viáveis, glomalina total e facilmente extraível; e associá-los a atributos químicos do solo para discriminar áreas caracterizadas por diferentes níveis de degradação bem como com manejo de recuperação do solo em Gilbués/PI. Atributos químicos do solo foram determinados como variáveis explicativas da variabilidade dos atributos dos FMAs por meio de análise multivariada. Os tratamentos foram constituídos por áreas em recuperação do solo (REC), altamente degradada (DEG), moderadamente degradada (IDEG) e de mata nativa (MN). Em REC verificou-se maiores valores de glomerosporos totais em relação às demais áreas no período seco para a profundidade de 10-20 cm, enquanto que na profundidade de 0-10 cm foi igual a MN. As variáveis glomalina total e facilmente extraível, matéria orgânica, pH e H+Al explicaram com maiores pesos a variabilidade total dos dados, tanto no período seco quanto no chuvoso. Entre os atributos relacionados à comunidade dos FMAs, a glomalina total e facilmente extraível apresentaram alta sensibilidade e, portanto, consistência para utilização como indicadores da qualidade do solo em Gilbués/PI.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 autor
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.