Desafios e perspectivas para a comercialização de produtos de base agroecológica - O caso do município de Pelotas/RS

Autores/as

  • Roberto Antônio Finatto Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Walquiria Kruger Corrêa Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v5i1.49059

Palabras clave:

Comercialização, mercado, produtos de base agroecológica

Resumen

A agricultura de base agroecológica vem ganhando maior visibilidade nos últimos anos. Porém, os produtos cultivados neste sistema de produção oriundos da agricultura familiar enfrentam problemas no processo de comercialização. Diante disso, o objetivo deste artigo é caracterizar e analisar a comercialização dos produtos de base agroecológica no município de Pelotas/RS. O método da pesquisa abrangeu a identificação dos principais meios e espaços de comercialização, análise da oferta com pesquisa de preços dos produtos disponíveis e, a realização de entrevistas com os agricultores e agentes envolvidos diretamente no processo. Constatou-se que, os preços dos produtos das feiras convencionais, comparativamente aos da ecológica, não apresentam grandes disparidades, os agricultores têm dificuldade em manter a estabilidade da produção e ela se destina, principalmente, ao mercado varejista, à venda direta ao consumidor e, sobretudo, ao mercado institucional. Conclui-se que, apesar dos desafios a serem superados, a produção de base agroecológica apresenta possibilidades de expansão no município.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2010-05-20

Cómo citar

Finatto, R. A., & Corrêa, W. K. (2010). Desafios e perspectivas para a comercialização de produtos de base agroecológica - O caso do município de Pelotas/RS. Revista Brasileña De Agroecología, 5(1), 95–105. https://doi.org/10.33240/rba.v5i1.49059

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.