Transformação da matéria orgânica em substâncias húmicas durante a compostagem de resíduos vegetais.
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v4i1.48939Palabras clave:
Matéria orgânica, substâncias húmicas, compostagem, resíduos vegetaisResumen
Vários fatores controlam a velocidade de decomposição e a liberação de nutrientes por resíduos orgânicos. Dentre esses fatores, destacam-se o grau de humificação e a natureza química dos resíduos. Os objetivos desse estudo foram caracterizar as frações orgânicas, em termos de proporções de substâncias húmicas e teores de carbono orgânico total, bem como avaliar o grau de humificação, em resíduos orgânicos de origens e composição distintas. Analisaram-se o carbono orgânico total (COT) e as frações de COT: C-fração ácido húmico (C-AH) e C-fração ácido fúlvico (C-AF), através das quais foi calculado o grau de polimerização (GP). Durante o processo de compostagem ocorreram modificações na distribuição das frações húmicas, ocorrendo aumento das substâncias húmicas, em relação às fúlvicas para todos os compostos avaliados. A predominância de ácidos húmicos sobre os fúlvicos no final da compostagem é um indicativo de humificação adequada dos resíduos avaliados.A diferença na composição dos materiais utilizados na compostagem influencia na velocidade e intensidade de humificação da matéria orgânica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2009 autor
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista pertenecen a los autores, siendo los derechos de primera publicación de la revista.
Licencia
Cuando se publican en esta revista de acceso abierto, con licencia CC BY 4.0, los artículos se distribuyen de forma gratuita y pueden compartirse y adaptarse para cualquier propósito, incluidos los comerciales. Como atribución de uso, la licencia requiere que se otorgue el crédito apropiado, con un enlace a la licencia e indicación de cambios. Esto no significa que el licenciante apruebe el uso de la información contenida en el artículo o la persona que utilizó esa información. También implica la imposibilidad de aplicar medidas legales o tecnológicas que restrinjan el uso de la información por parte de terceros.