Echoing practices and knowledge: from roots to fruits of the Rural Education and Agroecology nucleus
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v13i1.50017Keywords:
Metodologias participativas, redes agroecológicas, organizações sociaisAbstract
A construção da Agroecologia na região da Zona da Mata mineira iniciou em meados da década de 1970, ainda como agricultura alternativa, a partir das críticas à revolução verde. O movimento estudantil, incluindo aí os grupos de Agroecologia da Universidade Federal de Viçosa, o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona Mata, os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, as Comunidades Eclesiais de Bases, a Central Única dos Trabalhadores e os partidos de esquerda contribuíram, e contribuem, para o desenvolvimento da Agroecologia na região. Estas são as raízes do Núcleo de Educação do Campo e Agroecologia da Universidade Federal de Viçosa (ECOA-UFV), que se institucionalizou no ano de 2016. Objetivamos aqui apresentar a sistematização da experiência do ECOA-UFV com base na trajetória do movimento agroecológico na região, refletir sobre suas ações e apontar lições e desafios, a partir da matriz de sistematização organizada pela Associação Brasileira de Agroecologia. A sistematização apontou que a institucionalização do ECOA foi uma importante conquista por permitir o avanço de maneira unificada e articulada da Educação do Campo e da Agroecologia na região.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 autor
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Notice
The copyright of articles published in this journal remains with the authors, with first publication rights for the journal.
License
When published in this open access journal, licensed through CC BY 4.0, articles are distributed free of charge and can be shared and adapted for any purpose, including commercial. As attribution of use, the license requires that due credit be given, with a link to the license and indication of changes. This does not mean that the licensor endorses the use of the information in the article, or the person who used this information. It also implies the impossibility of applying legal or technological measures that restrict the use of the information by third parties.