Manejo e qualidade de sementes crioulas em comunidades de várzea no Médio Solimões, Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v12i2.50034Palavras-chave:
qualidade fisiológica, agrobiodiversidade, agricultura familiar, estratégia de conservaçãoResumo
Objetivou-se com este estudo analisar aspectos socioeconômicos dos agricultores, práticas de manejo e qualidade fisiológica de sementes crioulas cultivadas emcomunidades de várzea das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, no Médio Solimões, Amazonas. O perfil socioeconômico, a diversidade de espécies e o manejo de sementes crioulas foram analisados através de métodos etnográficos de pesquisa. A qualidade fisiológica de 26 acessos, de seis espécies, foi avaliada pelos testes de germinação e vigor. Verificou-se que a renda mensal dos agricultores é baixa, com predomínio de recursos da aposentadoria e programas governamentais de transferência de rendas. Os procedimentos de manejo das sementes necessitam de orientações técnicas participativas a fim de aperfeiçoá-los. Foi constatado que 54% dos acessos estavam comprometidos, não alcançando os valores mínimos de referência do Ministério da Agricultura. Com base no teste para detecção de microrganismos identificou-se a presença de fungos dos gêneros Penicillium spp., Aspergillus spp. e Fusarium spp. como fitopatógenos de importância agronômica que contribuíram para o baixo vigor de sementes na maioria dos acessos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.