Construção do conhecimento em solos no assentamento Olga Benário: O problema das voçorocas

Autores/as

  • Daniel Mancio Universidade Federal do Espírito Santo /UFES, Alegre/ES
  • Eduardo Sá Mendonça Universidade Federal do Espírito Santo
  • Irene Maria Cardoso Universidade Federal de Viçosa, Viçosa/MG, Brasil
  • Cristine Carole Muggler Universidade Federal de Viçosa, Viçosa/MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v8i2.49554

Palabras clave:

mapas conceituais, voçorocas, pesquisa-ação, assentamento rural

Resumen

Um dos principais problemas ambientais causados pela ação antrópica na agricultura é a degradação dos solos. Dentre as formas de erosão, as voçorocas são as que causam conseqüências mais graves à população rural em termos de perda de área utilizável, assoreamento de rios entre outros. No assentamento Olga Benário este problema é constatado e percebido em algumas áreas pelas famílias assentadas, sendo um fator que traz prejuízos à comunidade, sob o ponto de vista econômico e ambiental. A partir da visualização deste problema, desenvolveu-se um projeto pedagógico no sentido de construir conhecimentos para o entendimento dos processos relacionados com a formação das voçorocas. Utilizou-se a pesquisa-ação para o desenvolvimento deste projeto pedagógico, através de atividades que garantiram a construção de conhecimentos importantes para o entendimento dos processos. Os fatores que interferem direta e indiretamente na formação das voçorocas, foram sistematizados e organizados no mapa conceitual. Com objetivo de controlar a voçoroca da área e prevenir o aparecimento de outras, estes conhecimentos foram aplicados nas ações de controle desenvolvidas e nos planejamentos produtivos mais sustentáveis, em relação ao manejo dos solos, demonstrando a efetividade da metodologia proposta.

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Publicado

2013-08-31

Número

Sección

Artículos

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